Boletim Eletrônico - nº 86 - Ano III
Petrolina, 16 de março de 2018
IF Sertão-PE lança edital de Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) do IF Sertão-PE divulgou, na quarta-feira (14), o edital nº 15/2018, referente à abertura de inscrições para o Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (PIpBEX) da Instituição, destinado a estudantes dos cursos técnicos ou de graduação do Instituto. Os projetos deverão ser submetidos, até 13 de maio, nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
Leia mais
Produção audiovisual de alunos do campus Petrolina aborda desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade

Números alarmantes sobre violência domésticas denunciam, cotidianamente, agressões gratuitas a muitas mulheres em todo mundo. Para conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre essa lamentável situação, estudantes do 3º ano do ensino médio integrado em informática do campus Petrolina do IF Sertão-PE produziram um documentário acerca da realidade e desafios enfrentados pela mulher na sociedade atual.
Leia mais
IF Sertão-PE prorroga inscrições para seleção simplificada de profissionais técnicos especializados em Libras

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, na quinta-feira (15), a retificação n° 02 do edital n° 06/2018, referente às inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais técnicos especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições foram retomadas nesta sexta-feira (16) e ficarão abertas até as 23h59 do dia 21 de março, exclusivamente via internet.
 
Leia mais
Curso de Libras é ofertado pelo campus Santa Maria da Boa Vista

Com o objetivo de viabilizar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando espaços de reflexões, práticas e interação em torno desse idioma, o campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE oferta 60 vagas para o curso básico de Libras. As inscrições acontecem de 14 a 16 de março, no próprio campus, das 08 às 11h30 e das 14h às 17h. O curso está sendo ofertado aos públicos interno e externo.
Leia mais
Discentes do campus Ouricuri demonstraram experimentos em escola municipal de Bodocó-PE

Alunos do 3º período da Licenciatura em Química do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, sob orientação do professor Aziel Arruda, realizaram uma visita ao Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz, situado no município de Bodocó – PE, na quarta-feira (14). A atividade é parte integrante do Projeto Interdisciplinar Química na Escola, elaborado na disciplina Prática Pedagógica. Na unidade escolar, os discentes demonstraram experimentos como Varinha Mágica, Camaleão Químico, Sopro Mágico, Cuspindo Fogo, dentre outros.
Leia mais
Campus Serra Talhada abre inscrições para cursos gratuitos de Libras e Língua Estrangeira

O campus Serra Talhada do IF Sertão-PE lançou, na quarta-feira (14), o edital 03/2018, referente às inscrições em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Estão sendo ofertados os cursos de Inglês, Espanhol e Libras, todos no nível básico. A principal característica dos cursos FIC é oferecer uma formação mais rápida e específica ao estudante. Eles são realizados, em média, de três a seis meses e todos garantem certificado. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para toda a comunidade até o próximo dia 20 de março.
Leia mais
Estudante do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE tem história publicada em coletânea nacional sobre o PROEJA

Com uma história de vida e de amor aos estudos, o estudante do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, Adreildo Gomes, teve seu relato publicado em forma de poesia, no livro: “Histórias que merecem ser contadas”. A publicação, iniciativa do IF Sul-rio-grandense, foi feita com o objetivo de comemorar os 10 anos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com narrativas de estudantes deste tipo de ensino de todo o Brasil.
Leia mais
IF Sertão-PE e Comissão de Professores indígenas se reuniram para debater demandas de ensino
 
Na quarta-feira, 7 de março, representantes da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE) dos povos Pankará, Pankararu, Xukuru, Atikum, Kambiwá e Truká, estiveram presentes no campus Floresta do IF Sertão-PE para participar de uma reunião com gestores da instituição. O objetivo do encontro foi debater oportunidades e ideias a respeito de ações voltadas para o ensino indígena, além da possibilidade de oferta de cursos no IF Sertão-PE, que compreendam as demandas apresentadas pelos povos indígenas.
Leia mais
Diálogos de Inovação promove cursos no campus Santa Maria da Boa Vista

Com o objetivo de propiciar a formação na área de empreendedorismo e inovação, a Coordenação de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação promoverá, na próxima quarta-feira, 21 de março, no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE, o Curso Básico de Propriedade Intelectual, marcado para às 8h, e a palestra Administração do Tempo, que será às 14h.
Leia mais
Projeto Reitoria Itinerante visitará todos os campi do IF Sertão-PE

A partir da próxima segunda-feira (19), será realizada a primeira edição de 2018 do projeto Reitoria Itinerante. Ao longo de um mês, a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, e os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Cultura e Extensão, Ricardo Bitencourt; de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti; de Ensino, Marli Melo e de Administração, Jean Alencar, visitarão todos os campi da Instituição. A primeira unidade a receber a equipe gestora da Instituição será o campus Petrolina Zona Rural.
Leia mais
Boletim Eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
Assessoria de Comunicação - (87) 2101.2358 - ascom@ifsertao-pe.edu.br