Estudantes e servidores do IFSertãoPE podem acessar periódicos da Capes através da Federação CAFe

Todos os estudantes e servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) já podem ter acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de forma remota, inclusive ao conteúdo restrito, através dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).


Para utilizar os serviços, o interessado deve acessar o Portal de Periódicos da CAPES e clicar na opção “Acesso CAFe”, localizada no alto esquerdo da tela. Em seguida, deve selecionar o IFSertãoPE como instituição e, na tela seguinte, fazer o login utilizando matrícula e senha do SUAP-Edu, no caso de estudantes, e matrícula e senha do SUAP, no caso de servidor. Nesta página, encontra-se o passo-a-passo para acesso à área restrita do Portal de Periódicos da Capes utilizando o serviços da CAFe.
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) consiste de uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O principal objetivo da CAFe é permitir que usuários destas instituições possam acessar todos os serviços oferecidos na federação fazendo uso de suas credenciais de acesso (nome de usuário e senha) de sua instituição de origem. Assim, usuários não precisarão criar um nome de usuário e senha para cada serviço que desejar acessar.