Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

A Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil (DPAE) é o órgão sistêmico e articulador das diretrizes Políticas do Programa de Assistência Estudantil no IFSertãoPE, responsável pelo acompanhamento e avaliação das ações e projetos do programa nos campi, assegurando os direitos sociais dos estudantes. A Assistência Estudantil (AE) estrutura as suas ações por meio da DPAE, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen). As ações e planejamento de assistência estudantil são acompanhadas pela DPAE e executadas pelas Coordenações de Políticas de Assistência Estudantil dos campi, que dispõem de uma equipe multiprofissional. As coordenações estão diretamente ligadas à Direção de Ensino de cada campus.  

A DPAE está em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto n° 7.234/2010 e com a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Resolução n° 20 do Conselho Superior, de 10 de julho de 2020). Os programas que compõem a Política de Assistência Estudantil do IFSertãoPE têm como objetivo contribuir com a permanência e o êxito dos discentes, dando prioridade aos que sejam oriundos de escola pública, famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e pessoas com necessidades educacionais específicas.    

Os estudantes do IFSertãoPE podem ter acesso aos seguintes programas: Programas Universais, que abrangem a todos os discentes e compreende atenção à saúde, atividades culturais e esportivas; Programas Específicos, destinados apenas para os estudantes matriculados em cursos presenciais e compreende concessão de auxílios (Alimentação, Transporte, Moradia, entre outros) e o Programa de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os/as estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Para se inscrever nos editais de Assistência Estudantil do IFSertãoPE, os estudantes devem acessar o Sistema de Assistência Estudantil (SAE), por meio do endereço https://assistencia.ifsertao-pe.edu.br. Todas as etapas dos processos de seleção, desde a publicação dos editais até a divulgação dos resultados, são divulgadas nesta plataforma, que possibilita ao estudante anexar toda a documentação comprobatória diretamente no sistema e acompanhar o andamento da sua solicitação. O SAE também foi criado considerando a acessibilidade para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para acessá-lo, basta utilizar as mesmas credenciais do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Ao acessar a página inicial do sistema, o aluno encontrará um atalho para um vídeo contendo o passo a passo de como fazer a sua inscrição nos editais de assistência estudantil abertos pela instituição.

 Sistema de Assistência Estudantil (SAE) passo a passo

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350