Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

V Fórum Discente de Assistência Estudantil reuniu mais de 200 estudantes do IFSertãoPE

Nos dias 22 e 24 de novembro, foi realizado em Petrolina o V Fórum Discente de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), sediado nas instalações do hotel Petrolina Palace. O evento contou com a participação de mais de 200 estudantes, provenientes dos sete campi do IFSertãoPE, entre representantes de sala, componentes de diretórios estudantis, grêmios e centros acadêmicos. Realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) por meio da Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil (DPAE), a programação incluiu palestras, grupos de trabalho sobre temas diversos, troca de experiências e elaboração de propostas, além de momentos culturais e de confraternização entre os estudantes.

Participaram da abertura do evento, realizada na manhã da terça-feira (23), os pró-reitores de Ensino, Socorro Tavares, e de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Kelsen Oliveira, a Diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IFSertãoPE, Maria Vilani Cavalcante, e  o representante da União dos Estudantes de Pernambuco, Bruno Abreu de Melo. Em seguida, foi promovida a palestra “Saúde Mental do Estudante”, com a psicanalista Eliane Sicsú.

Para a Diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IFSertãoPE, Maria Vilani, o V Fórum Discente foi um recomeço. “A pandemia foi uma quebra na construção do nosso protagonismo estudantil, pois interrompeu a realização presencial dos Fóruns. Este ano foi um verdadeiro recomeço, especialmente porque a imensa maioria dos estudantes aqui presentes estão participando pela primeira vez. Então estamos construindo com eles a consciência sobre a importância da liderança, do protagonismo e também da assistência estudantil no IFSertãoPE”, declarou.

Na tarde de quarta-feira (23), os estudantes se dividiram em seis grupos de trabalho, dedicados ao debate, aprendizado e troca de experiências referentes aos temas “Esportes”, “Orçamento e Administração de Recursos”, “Movimento Estudantil”, “Atendimento ao Estudante”, “Relação Professor-Aluno” e “Inclusão e Diversidade”. Os grupos foram conduzidos por docentes e técnico-administrativos do IFSertãoPE, além de outros convidados.

O estudante do curso Técnico em Edificações do campus Salgueiro, Carlos Oliveira, participou do evento pela primeira vez e participou do grupo de trabalho sobre Orçamento. “Essa é uma área-chave, que possibilita toda a estrutura e o funcionamento do campus, que conecta todas as outras, então é importante conhecer. Nesse sentido, o Fórum foi uma excelente oportunidade”, afirma Carlos.

Para a aluna do curso de Licenciatura em Química do campus Petrolina, Damares Michele, participante do grupo de trabalho “Inclusão e Diversidade”, os debates trazidos pelo Fórum são de extrema importância. “A possibilidade de falar sobre temas como preconceito, homofobia, violência é uma novidade para mim, pois em outras instituições em que estudei não havia esse debate, essa liberdade de falarmos, sermos acolhidos e ouvidos. Estou gostando muito”, revela. Ainda na tarde de quarta-feira (23), foi realizada a palestra “Liderança Estudantil”, ministrada pelo professor do IFSertãoPE, Diedson Alves.

Na manhã de ontem (24), foi realizada a plenária de encerramento do V Fórum Estudantil, que contou com a participação dos representantes escolhidos por cada um dos seis grupos de trabalho. Neste momento, os estudantes apresentaram as suas principais propostas e reivindicações para cada um dos temas em discussão, além de relatarem algumas dificuldades enfrentadas pela comunidade discente dos sete campi. Entre outros aspectos, os representantes discentes ressaltaram a necessidade de um maior fortalecimento das políticas de assistência estudantil, de forma a garantir a permanência e o êxito dos estudantes de todos os campi do IFSertãoPE.

Ao final, a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, esteve presente e fez uso da palavra, destacando a importância do protagonismo dos estudantes na luta por melhores condições de ensino e aprendizagem. “Eu fui aluna de escola pública e estudei em universidades públicas, então eu conheço bem a realidade da educação pública e as suas limitações. Mas é preciso que vocês também acreditem na educação pública e lutem por ela, como eu acreditei e ainda acredito”, concluiu a reitora.

Escrito por Larissa Lins e Tito Souza / Ascom

Fotos: Naelton Goes