No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertãoPE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.

Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Encontro de Desenvolvimento Institucional (EDI) 2021

Com o tema Estratégias e ações para o início do pós-pandemia nas instituições públicas de educação, aconteceu o Encontro de Desenvolvimento Institucional (EDI) edição 2021, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro foram apresentadas 5 sessões com as seguintes temáticas: 

(1) Retorno seguro às atividades presenciais, (2) Transformação digital no IFSertãoPE, (3) Mudanças no ambiente de trabalho, incentivadas pela pandemia: Uma perspectiva de lideranças nacionais, (4) Solicitação de Progressão por Mérito e por Capacitação utilizando o SEI e (5) Implantação do Programa de Gestão no IFSertãoPE.

Seguem os números do evento:

A organização do evento agradece o engajamento e a participação de todas as pessoas que contribuíram para a realização do EDI 2021. 

Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE)

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo, no caso do IFSertão-PE, elaborado para o período de cinco anos. Seu conteúdo é formado por elementos que compõe a nossa identidade institucional e definem o percurso a ser seguido pelo instituto nos próximos anos, para que seja possível executar o que está previsto na nossa missão e assim alcançar o que está preestabelecido na visão institucional.

No dia 26/11/2021 foi aprovada a atualização periódica do PDI 2019-2023 na 6ª reunião Ordinária do Conselho Superior do IFSertão-PE. Nessa atualização foram atualizadas as projeções de vagas de cursos regulares e de pós-graduação até 2023, o cronograma de expansão da infraestrutura do instituto, os status das ações que já estavam previstas e foram inseridas as mensurações dos indicadores institucionais referentes ao ano de 2020.

É importante observar também que por tratar-se de um planejamento de longo prazo, tem como uma de suas características a flexibilidade, portanto o PDI precisa ser periodicamente avaliado e revisado, a fim de adequar os objetivos e metas traçados no momento de sua elaboração à realidade enfrentada pelo instituto com o passar dos anos

Para acesso ao PDI 2019-2023 do IF Sertão-PE e documentos correlatos clique aqui.