Reitoria Itinerante no Campus Floresta reforça diálogo e participação da comunidade nas decisões da gestão do IFSertãoPE

Discutir juntos demandas e soluções para a melhoria do funcionamento do instituto. Assim pode ser resumida a proposta do projeto “Reitoria Itinerante”, que nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) aportou no Campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). No primeiro dia, a gestão central do IFSertãoPE ouviu demandas de servidores e estudantes sobre diversos temas que envolvem o dia-a-dia do campus. No segundo dia, os gestores fizeram atendimentos individuais às pessoas que solicitaram conversas reservadas.

Gestão central do IFSertãoPE reunida com servidores do Campus Floresta

Participaram da Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, e os Pró-Reitores de Ensino, Socorro Lobo; Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen de Oliveira; de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Orçamento e Administração, Jean Alencar; e de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo.

Na manhã da quinta-feira (18), os servidores do Campus Floresta do IFsertãoPE questionaram a gestão central do instituto sobre assuntos como melhorias no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), a recomposição de quadro de pessoal e a reestruturação física do campus para a chegada de novos cursos. Na ocasião, a gestão central do IFSertãoPE apresentou todas as ações que foram efetivadas em 2022 e as expectativas de novos investimentos para 2023.

Em breve, o Campus Floresta do IFSertãoPE vai receber o refeitório tão esperado pela comunidade. As obras estão em andamento e o investimento passa de R$1,1 milhão, orçamento também para a atualização das instalações elétricas da unidade. O Pró-Reitor de Orçamento e Administração, Jean Carlos Alencar, apresentou aos servidores as perspectivas de novos investimentos no campus. “Aqui, para Floresta, o que está mais certo de acontecer é uma expansão, com a construção de um bloco pedagógico que tem biblioteca, salas de aulas e salas para os professores e expansão do espaço administrativo”, explicou Alencar.

Estudantes do Campus Floresta também se reuniram com a gestão central do IFSertãoPE

Melhorias na infraestrutura também foram pauta na conversa com os estudantes, que ocorreu na tarde de quinta-feira (18). Os representantes dos discentes apresentaram, entre outras demandas, a ampliação e restauração da estrutura já existente, a necessidade de aumentar o acervo de livros e atualização de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Jorge Lucas Soares Viana, estudante do 6º período de Licenciatura em Química, foi um dos representantes dos discentes do Campus Floresta na conversa com a gestão central. Para ele, a “Reitoria Itinerante” é uma oportunidade de diálogo mais próximo. “Foi um momento maravilhoso, onde a gente teve esse esclarecimento, do que a gente já tinha de demandas de contatos anteriores, já tendo algumas noções do que é possível fazer, do que é possível lutar. Momentos como esse mostram que eles se importam com a gente”, avaliou Viana.

Jorge Lucas foi um dos representantes dos estudantes do Campus Floresta do IFSertãoPE no diálogo com a gestão central

Ainda dentro da programação do “Reitoria Itinerante”, foi feita a premiação do trabalho “Educação escolar indígena: uma análise dos dados de rendimento estudantil” como primeiro colocado entre os projetos de pesquisa da XVII Jince/Jid. A pesquisa foi realizada pelo estudante Marcos Henrique da Silva Alves Carvalho e Coordenada pelo professor Eduardo Barbosa Vergolino. Na premiação, os vencedores receberam o troféu que foi confeccionado no próprio instituto, dentro dos laboratórios “Makers” que estão instalados nos campi Salgueiro, Petrolina e Floresta.

O professor Eduardo Vergolino e o estudante Marcos Henrique Carvalho receberam a premiação referente à Jince/Jid

Na continuação da programação da “Reitoria Itinerante” em Floresta, a Reitora e os Pró-Reitores participaram da cerimônia de certificação das turmas concluintes dos cursos EJA/FIC em Agricultura Orgânica e Panificação.

Turmas dos cursos de Agricultura Orgânica e Panificação, na modalidade EJA/FIC, que foram certificados durante a "Reitoria Itinerante"

Encontro com a comunidade local

À noite, a gestão central do IFSertãoPE recebeu representantes da comunidade local de Floresta e de cidades da região. O objetivo do encontro foi aproximar ainda mais o instituto da sociedade e discutir, em conjunto, soluções para demandas locais. Participaram da reunião representantes do Banco do Nordeste, de instituições de ensino superior da região, de associações e empresários. Também estiveram presentes representantes da gestão municipal de Floresta, entre eles, a Vice-Prefeita da cidade, Bia Numeriano – que é egressa do Campus Floresta do IFSertãoPE.

Representantes de entidades, empresas e gestão pública da região de Floresta participaram de reunião com a gestão central do IFSertãoPE

Para a Vice-Prefeita, Bia Numeriano, encontros como o promovido pelo IFSertãoPE representam a oportunidade de aproximar a sociedade e a instituição, na busca por melhoria de qualidade de vida na região. “Fico muito entusiasmada de ver tantos atores locais e não locais vindo trazer ideias de como a gente pode desenvolver o município através de suas potencialidades e vocações através do IFSertãoPE, que é um grande celeiro de conhecimento de saberes. E essas parcerias precisam estar interligadas para que a gente de fato comece a deslanchar. Floresta só tem a ganhar”, comentou Numeriano.

A Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, considerou a “Reitoria Itinerante” no Campus Floresta do IFSertãoPE como muito proveitoso para todos os envolvidos, especialmente pela possibilidade de ouvir diretamente a comunidade. “A gente percebe o quanto é importante estarmos dialogando com a comunidade e com os alunos. Essa aproximação dos Pró-Reitores e a gestão local contribui para que a gente possa estar alinhando as tomadas de decisões, esclarecendo algumas dúvidas e ouvindo a opinião da comunidade para a gente melhorar nosso trabalho”, finalizou Veras.