Reitoria Itinerante chega ao Campus Serra Talhada para ouvir estimular o diálogo com a comunidade escolar

Escuta ativa e muito diálogo com todos os segmentos que formam a comunidade escolar, essas foram as marcas da passagem do projeto “Reitoria Itinerante” pelo Campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Durante toda a quarta-feira (17), a gestão central do instituto ouviu as demandas e sugestões da comunidade do Campus Serra Talhada do IFSertãoPE. Na ocasião, os gestores também apresentaram a estrutura do instituto e as ações adotadas durante 2022 para a melhoria do funcionamento da unidade e o planejamento para 2023.

Com a "Reitoria Itinerante", a gestão central do IFSertãoPE vai até às unidades ouvir diretamente a comunidade local

Participaram do encontro a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, e os Pró-Reitores de Ensino, Socorro Lobo; Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen de Oliveira; de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Orçamento e Administração, Jean Alencar; e de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo.

A discussão de estratégias para diminuir a evasão escolar, a reforma do Ensino Médio, a construção do refeitório e a carga horária docente foram alguns dos temas discutidos durante a reunião realizada com os servidores da unidade. O encontro aconteceu pela manhã, no auditório do campus Serra Talhada do IFSertãoPE. Após a conversa coletiva, a Reitoria do instituto, Leopoldina Veras, fez atendimentos individuais com servidores que solicitaram um momento reservado com os gestores.

Os servidores do campus puderam discutir com a gestão central soluções para demandas da unidade do IFSertãoPE em Serra Talhada

À tarde foi o momento de diálogo com os estudantes do Campus Serra Talhada do IFSertãoPE. Ao longo de quase três horas de conversa, o corpo discente do campus pôde, através de seus representantes, apresentar as questões que julgam prioritárias para a melhoria do funcionamento da unidade. Temas como assistência estudantil, aumento do quadro docente, crescimento e melhoria da estrutura física do campus e o apoio à prática esportiva fizeram parte das demandas apresentadas pelos estudantes.

Thiago foi um dos representantes discentes na apresentação das demandas do Campus Serra Talhada

Thiago Aquino cursa o 7º período de Engenharia Civil e foi um dos representantes dos estudantes na conversa com a gestão central. Para ele, o projeto “Reitoria Itinerante” é um espaço privilegiado de diálogo direto com a gestão central do IFSertãoPE. “Eventos como esse devem acontecer todo ano, pois é um momento que nós podemos dar as demandas, falar o que está acontecendo e ser ouvido. Sabemos que vão levar, que vão tentar resolver da melhor maneira possível e assim promover uma educação eficiente para os estudantes”, avaliou Aquino.

Para o Diretor-Geral do Campus Serra Talhada do IFSertãoPE, Alex Magalhães, o projeto “Reitoria Itinerante” é a oportunidade de identificar problemas e encaminhar soluções e discutir novas ações. O diretor também reforçou a disposição da gestão em manter diálogos efetivos com toda a comunidade. “Esse momento de Reitoria Itinerante ratifica nosso compromisso de fazer uma gestão participativa e democrática com toda a comunidade”, pontuou Magalhães.

Quem também avaliou positivamente a “Reitoria Itinerante” no Campus Serra Talhada do IFSertãoPE foi a Reitoria do instituto, Leopoldina Veras. Para ela, o evento é a oportunidade de explicar diretamente aos estudantes e servidores as ações que foram desenvolvidas em 2022 e as dificuldades enfrentadas pela instituição para continuar promovendo educação gratuita e de qualidade em um cenário instável. “Trouxemos também as expectativas agora para 2023, com a educação sendo novamente vista como investimento. Então, saímos de Serra Talhada com uma perspectiva boa, de um ambiente que a gente percebe que a educação tem condições de avançar”, concluiu Veras.