-
Última Atualização: 20 Março 2023
-
Criado: 10 Fevereiro 2017
-
Acessos: 23592
1. Sobre o curso
Criado a partir da necessidade regional de formação profissional na área de computação e devido à alta procura nos cursos de Informática médio integrado e subsequente. O Curso de Licenciatura em Computação foi desenvolvido em nível superior de graduação, conferindo ao concludente a habilitação para a docência no ensino básico, técnico e tecnológico.
Trata-se do primeiro curso superior de licenciatura em computação da região do Submédio São Francisco, que tem tido como resultado a formação de profissionais na área de informática que podem agregar um crescimento significativo e sofisticação do mercado de trabalho. O curso foi autorizado a partir da Resolução nº 27, de 31 de maio de 2010 e reconhecido pela Portaria nº 46 de 22 de janeiro de 2015, obtendo o Conceito Final 3,0. Entretanto, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) obteve o conceito 5,0, na avaliação realizada no ano de 2015.
Com base neste cenário criou-se a proposta do projeto pedagógico para o curso de Licenciatura em Computação, considerando o Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação para Cursos de Graduação em Computação e Informática, as diretrizes curriculares da CEEInf/Sesu/MEC e o perfil do corpo docente da coordenação de Informática. Diante deste contexto, o curso tem como foco habilitar e qualificar profissionais para atuarem no exercício da atividade na área de educação computacional, com sólida qualificação científica e pedagógica, capacitados para acompanhar as evoluções tecnológicas e educacionais, construindo conhecimentos sobre a ciência da computação.
O Licenciado em Computação atua como agente integrador no processo de ensino e aprendizagem, capaz de compreender o processo educativo na sua complexidade e diversidade, dando sustentação ao desenvolvimento tecnológico/educacional, com vistas a atender um conjunto de necessidades sociais. Esse profissional, comprometido com o processo de transformação social, deverá ser capaz de contribuir para a capacitação das futuras gerações de profissionais da área de educação computacional, a geração de inovações tecnológicas na área educacional, bem como inovações educacionais no meio tecnológico. Considerando esta premissa, a oferta desse curso de Licenciatura pelo IFSertãoPE Campus Petrolina constituirá um meio de formação de profissionais para o trabalho que envolve o compreender e o aplicar as tecnologias computacionais para melhoria/popularização do processo de ensino/aprendizagem, ou o reverso, ou seja, o compreender e o aplicar o processo de ensino/aprendizagem para melhoria/popularização das tecnologias computacionais.
2. Carga horária
O curso tem duração de 3210 horas, constituídos de atividades teóricas e práticas, além de Estágio Curricular obrigatório (400 horas), bem como o desenvolvimento de um trabalho de Conclusão de Curso – TCC (60 horas).
3. Duração
4 anos, desenvolvido em 8 períodos (semestres)
4. Campus autorizado a ofertar o curso
Campus Petrolina - Ato Autorizativo
5. Formas de ingresso
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
- Portador de diploma, transferência, reingresso de outra IES ou professor da rede pública de ensino (através de edital específico).
6. Colegiado do Curso
O colegiado de curso é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que será constituído para cada um dos cursos superiores do IFSertãoPE que exerce atribuições e segue a constituição prevista nesta norma. Algumas atribuições do colegiado:
•Analisar e aprovar os planos de ensino das unidades curriculares do curso, propondo alterações quando necessárias com a participação da Coordenação Pedagógica;
•Acompanhar o processo de avaliação do curso;
•Promover a auto avaliação do curso sistematicamente;
•Emitir parecer, sempre que houver necessidade, sobre questões apresentadas por docentes e discentes;
•Propor e/ou avaliar as atividades extracurriculares necessárias ao bom funcionamento do curso, registrando-as em formulários próprios;
•Aprovar o plano anual do Colegiado;
•Definir áreas prioritárias para seleções e concursos públicos, respeitando as normas de Concursos Público do IFSertãoPE.
O atual colegiado do curso de Licenciatura em Computação do IFSertãoPE - Campus Petrolina foi instituído pela Portaria n.° 261, de 26 de Outubro de 2022, e é formado por três professores titulares, três suplentes, um aluno titular e um suplente, além do presidente e do seu suplente:
7. Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é uma exigência do MEC para fins de avaliação e reconhecimento do Curso, Portaria n.º 147/2007. É um órgão consultivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação e tem, por finalidade elaborar, implantar, implementar, atualizar e complementar a política de ensino, pesquisa e extensão e acompanhar a sua execução, ressalvada a competência da Chefia de Departamento de Ensino Superior, possuindo caráter deliberativo e normativo em sua esfera de decisão. O núcleo é constituído pelo(a) Coordenador(a) de Curso, como seu presidente e por, pelo menos, 30% da totalidade dos professores que atuam na formação específica dentro do curso.
O NDE do curso de Licenciatura em Computação do IFSertãoPE - campus Petrolina foi instituído pela portaria n° 246, de 13 de outubro de 2022. A composição atual é formada pelos professores:
- Luis Nicolas de Amorim Trigo (Presidente)
- Felipe Pinheiro Correia (Titular)
- Josilene Almeida Brito (Titular)
- Jussara Adolfo Moreira (Titular)
- Laecio Araújo Costa (Titular)
- Alexandre Roberto de Souza Correia (Suplente)
- Eudis Oliveira Teixeira (Suplente)
- Jean Carlos Coelho de Alencar (Suplente)
Portaria Núcleo Docente Estruturante
8. Documentos
Projeto Pedagógico 2010 | Projeto Pedagógico 2018 | Projeto Pedagógico 2023