-
Última Atualização: 27 Abril 2023
-
Criado: 26 Abril 2017
-
Acessos: 21395
1. Sobre o curso
O crescimento e a sustentabilidade da indústria de transformação de alimentos exigem profissionais qualificados, com conhecimentos científicos, aptos a desenvolverem inovações tecnológicas. A formação de Tecnólogos em Alimentos surge da necessidade da Região e mesmo do País, de contar com profissionais preparados, com uma prática intensiva, utilizando as mais modernas tecnologias para desenvolver seus conhecimentos na área de gestão, processamento e controle de qualidade de produtos alimentícios, fundamentais para o crescimento da comercialização, adequando-se às normas de qualidade do mercado de alimentos. Além do cenário tecnológico já identificado, alia-se a especial significação social e econômica, que poderá ser alavancada pela moderna elaboração e conservação de alimentos, que se instalará na região com a disponibilização dos profissionais egressos do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFSertãoPE, campus Petrolina.
2. Identificação do Curso
Denominação do curso/habilitação: Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Modalidade de oferta: Presencial
Tipo do curso: Superior – Tecnologia
Número de vagas pretendidas ou autorizadas: 64 vagas por ano
Turnos de funcionamento do curso: Matutino e Vespertino
Carga horária total do curso: 2.860h
Carga horária de Estágio: 400h
Carga horária de Atividades Complementares do Curso – AACC:
Tempo de duração do curso: 3 anos
Tempo mínimo e máximo para integralização do curso: Tempo mínimo 6 (seis) semestres e tempo máximo 10 (dez) semestres.
Periodicidade de oferta: Semestral
Ato de criação do curso: Portaria nº 423/99-GD (CEFET – PE), atual IFSertãoPE
3. Documentos
Ato autorizativo (Ano 1999)
Projeto Pedagógico do curso (Ano 2023)
Projeto Pedagógico do curso (Ano 2018)
Projeto Pedagógico do curso (Ano 2008)
Reconhecimento do curso
4. Colegiado do Curso
O colegiado de curso é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividade de ensino, pesquisa e extensão, que será constituído para cada um dos cursos superiores do IFSertãoPE. Ele é constituído pelo coordenador do curso e seu suplente, o vice-coordenador, por no mínimo três professores efetivos e seus respectivos suplente e por um discente e seu suplente, regularmente matriculado no curso, eleitos por seus pares.
O colegiado do curso de Tecnologia de Alimentos do IFSertãoPE - Campus Petrolina foi designado pela Portaria nº 289, de 18/11/2022, com mandato de 02 (dois) anos, referente ao biênio 2022- 2024.
5. NDE - Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.
O NDE do curso de Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFSertãoPE - Campus Petrolina foi instituído pela Portaria n°267 de 26/10/2022 e tem na sua formação atual os seguintes docentes:
- Arão Cardoso Viana – Presidente;
- Ana Julia de Brito Araújo Carvalho
- Gislane Rocha de Siqueira Gava;
- Marcelo Eduardo Alves Olinda de Souza;
- Paulo Sérgio Dalmás