Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional traz oportunidades de aprendizado e geração de renda no Sertão Pernambucano

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é uma das instituições da Rede Federal de Ensino que oferecem cursos referentes ao Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional - EJA Integrada – EPT. Desde o início do Programa, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) do IFSertãoPE desenvolve, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ações de formação profissional para estudantes da EJA, além de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC para a população em geral.

Os objetivos do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, EJA Integrada – EPT giram em torno da ampliação de oportunidades de acesso, permanência e conclusão dos três segmentos da EJA; desenvolvimento de propostas pedagógicas específicas para este público, integrando educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura; além de promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, articulada à educação profissional.

De 2022 até fevereiro de 2023, 289 pessoas foram beneficiadas com a oferta de cursos FIC, que possuem carga horária de 200 horas e média de 6 meses de duração. Alguns destes cursos são oferecidos totalmente a distância, como o Curso de Assistente em Administração. Outros, são ministrados de modo híbrido (presencial e a distância), como os cursos de Panificação e Confeitaria e Agricultor Orgânico. A previsão é formar mais 600 pessoas em cursos FIC até 2024. Neste período, também houve o aperfeiçoamento de 25 profissionais da EJA, através de curso EaD, conduzido por equipe do Campus Salgueiro do IFSertãoPE. Mais 75 pessoas serão capacitadas para trabalhar com este público até o final do Programa.

Em 2023, uma novidade do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, EJA Integrada – EPT foi a parceria firmada com o Sistema Prisional de Petrolina, através da qual serão ofertados cursos FIC a alunos da EJA, de modo continuado. Os cursos serão presenciais, ofertados em até dois meses e meio, sendo as primeiras turmas, de 25 alunos cada, iniciadas em meados de março (Agricultor Orgânico e Pedreiro). Em seguida, já está planejada a oferta sequenciada de um curso de Pintor e outro de Eletricista.

“Para este ano de 2023, ainda vamos verificar a possibilidade de inclusão do curso de Apicultura na grade de cursos do Programa. Todos os nossos cursos têm como um dos principais objetivos oportunizar a inserção dos participantes no mercado de trabalho e a geração de renda de forma autônoma”, afirma a atual Coordenadora geral do Programa, Shyrlley Possidonio. O projeto está sendo administrado em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba - FUNETEC-PB, que é uma Fundação de apoio ao IFPB, pela qual é responsável por toda logística de compras e pagamentos no gerenciamento das metas do Termo de Execução Descentralizado- TED.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil