Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão do IFSertãoPE que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, ações, indicadores e metas estratégicas para um período de cinco anos, tendo em vista o aperfeiçoamento dos serviços prestado pela nossa instituição à sociedade.

A elaboração do PDI é regulamentada pelo Decreto Nº 9.235 de 2017 e pela Instrução Normativa Nº 24 de 2020 emitida na época pelo Ministério da Economia.

Qual o conteúdo do PDI ?

O PDI é composto por 2 grandes blocos de informações, o primeiro refere-se ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) que contém as informações relacionadas a estratégia do IFSertãoPE para o período de vigência do PDI, cujo conteúdo é regido pela Instrução Normativa Nº 24 de 2020 do Ministério da Economia. Já o segundo bloco trata de um conjunto de informações que apresentam de forma ampla um panorama da instituição, cujo conteúdo é estipulado pelo Decreto 9.235 de 2017.

Como o PDI é feito?

A elaboração do PDI consiste em um processo de reflexão, análise e tomada de decisão acerca dos grandes objetivos do IFSertãoPE e dos meios que serão utilizados para alcançá-los, pautado na participação colaborativa de estudantes, professores e administrativos.

Todo o processo é pautado na participação colaborativa, através de comissões formadas por servidores dos Campi e da Reitoria e de estudantes de todos os campi do IFSertãoPE.

Quem pode participar?

A elaboração requer a participação de todos os integrantes da comunidade interna do IFSertãoPE, estudantes, professores e administrativos, pois o mesmo representa a formalização das expectativas e anseios da comunidade com a Instituição.

Como participo?

  • Se inscrevendo para participar das comissões locais no momento da elaboração do PDI;
  • Frequentando reuniões e workshops organizados pela Comissão Local e/ou Comissão Técnica para divulgação do processo e intercâmbio de ideias com diversos setores da comunidade;
  • Respondendo enquetes ou questionários disponibilizados para coletar contribuições para o PDI.
  • Utilizando o canal de comunicação da Comissão Técnica com a comunidade interna, através de: e-mail institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como acompanhar a execução do planejamento?

O PDI, por representar um planejamento de longo prazo, tem por característica sua dinamicidade. Portanto, precisamos seguir nosso planejamento, fazendo os ajustes que forem necessários para manter o PDI alinhado à realidade institucional.

Para poder acompanhar os resultados da execução do planejamento a comunidade pode consultar o Relatório Anual de Gestão (RAG), publicado regularmente até o dia 31/03 de cada ano.

No RAG existe um capítulo para tratar especificamente da execução do PDI denominado “Resultados e Desempenho da Gestão”, nele é apresentado o detalhamento da execução das ações estratégicas planejadas bem como o resultados dos indicadores institucionais presentes no PDI.

Toda comunidade pode acompanhar como está nosso planejamento acessando a versão atualizada do PDI no site institucional.

Quais as prioridades para cada ano?

O PDI é um planejamento de cinco anos. No entanto, anualmente, são definidas pelas áreas que compõem o IFSertãoPE, para cada objetivo estratégico presente no plano, quais as ações que serão desenvolvidas para gerar mais impacto no alcance dos resultados e metas institucionais. As ações previstas para serem executadas podem ser consultadas no PDI vigente.

Também é possível encontrar no PDI o cronograma de expansão das turmas e dos cursos ofertados, bem como o planejamento de infraestrutura para cada ano de duração do planejamento.

Não é um documento de gaveta

O PDI deve ser um documento dinâmico, um “fio condutor” de toda a ação institucional. Por isso, é importante que não só os nossos servidores, mas os estudantes do IFSertãoPE acompanhem a sua execução e nos ajudem a colocar o planejamento em prática.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações relacionadas ao PDI, mande e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350