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Sobre o SEI

Trata-se de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para utilização pelo IFSertãoPE, além de diversas outras instituições públicas. É uma das vertentes do projeto intitulado Processo Eletrônico Nacional (PEN), capitaneado pelo Ministério da Economia.

Finalidade

Devido às suas ferramentas, o SEI é considerado uma estratégia inovadora para toda a administração pública e tem o objetivo de gerir os processos e documentos eletrônicos em âmbito institucional e, futuramente, entre instituições.

Benefícios

A adoção do SEI implica em diversas vantagens como:

  • Redução do tempo gasto na abertura, manipulação, localização e tramitação de documentos e processos;
  • Eliminação de perdas, extravios e destruições indevidos de documentos e processos;
  • Redução de custos financeiros e ambientais associados à impressão (impressoras, toner, papel, contratos de impressão);
  • Redução do tempo gasto na abertura, manipulação, localização e tramitação de documentos e processos;
  • Transparência ativa, com a possibilidade de acesso irrestrito aos documentos e processos públicos produzidos pelo órgão;
  • Incremento na publicidade dos processos, tornando mais fácil seu acompanhamento por servidores e por administrados, e o seu controle interno e pela sociedade;
  • Compartilhamento simultâneo de documentos e processos, para fins de contribuição, acompanhamento da tramitação ou simples consulta;
  • Sistema intuitivo: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.

Para mais informações, acesse a página do projeto: https://gov.br/pen/

Equipe

Inicialmente a Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informação, designada por meio da Portaria n.º 137/2021, fez a condução dos trabalhos de implantação do projeto. Atualmente, as atividades negociais do sistema estão sob responsabilidade do Comitê Gestor do Processo Eletrônico de Informações (SEI)  designada por meio da Portaria n.º 399/2023.

Contato:
Em caso de dúvidas ou sugestões na utilização do SEI ou para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de suporte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 O painel traz informações gerais e públicas sobre o status da implantação do SEI no IFSertãoPE

Painel de Indicadores

Painel de indicadores de implantação do SEI


 Ambiente de homologação

Como utilizar

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) / Escola Virtual de Governo promove cursos a distância sobre o uso do SEI. O treinamento é voltado para servidores e agentes públicos dos três poderes e esferas de governo que utilizam o sistema. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também podem participar dos cursos.

 SEI Usar  SEI Admin
 Curso gratuito SEI Usar! (Carga Horária 20h)           Curso gratuito SEI Administrar! (Carga Horária 40h) 

 

Manuais

Vídeos

Documentos institucionais

Normas e documentação de apoio

Atalhos

 

Procedimento 1: Como Migrar um Fluxo de Negócio Institucional para o Sistema SEI

Etapa

Atividade

Responsável

1

O setor define o fluxo institucional  interno que será migrado.

O fluxo é documentando seguindo o modelo.

Setor Demandante

2

Agenda uma reunião com a Equipe de Governança de TI para apresentar os fluxos a serem migrados abrindo chamado no SUAP.

Setor Demandante + Equipe de Governança de TI

3

A equipe de Governança de TI verifica se precisa de ajustes no fluxo para adaptação ao SEI.

Equipe de Governança de TI

4

O setor aprova o fluxo a ser migrado para SEI.

Setor Demandante

5

Inicia-se o piloto em ambiente de homologação.

Setor Demandante + Equipe de Governança de TI

6

Caso aprovado o processo é habilitado no ambiente de produção.

Setor Demandante + Equipe de Governança de TI

 

Procedimento 2: Pré-Requisitos para Habilitar um Processo Institucional no Sistema SEI:

Etapa

Atividade

Responsável

1

Criar o fluxo do processo aprovado e publicar no Portal de Processos Institucionais

Setor Demandante + Equipe da DOAPE 

2

Elaboração do Manual (Vídeo/PDF) do Processo Aprovado e publicar no Portal de Manuais

Setor Demandante

3

Criar a Base de Conhecimento no SEI (Caso Necessário)

Setor Demandante

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350