Novo curso a distância do IFSertãoPE une educação e inteligência artificial

O dia 26 de setembro marcou o início do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Tecnologias Educacionais. O encontro síncrono aconteceu via Google Meet e foi ministrado pelos idealizadores da formação, o professor Jean Lúcio Evangelista e o estagiário Eduardo Medeiros. O curso é resultado de uma parceria entre a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) e o campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), tendo como objetivo capacitar profissionais da educação no uso de novas tecnologias voltadas para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Um dos diferenciais do curso de Tecnologias Educacionais é o fato de o IFSertãoPE ser uma das primeiras instituições de educação pública na região a oferecer uma formação que integra o uso de Inteligência Artificial no contexto educacional. A proposta é que, durante as aulas, os estudantes possam atualizar e inovar  práticas pedagógicas, ao terem contato com ferramentas tecnológicas que podem ser integradas ao ambiente escolar, possibilitando a criação de metodologias mais dinâmicas e interativas.

Ao longo da formação, os profissionais terão acesso a uma combinação de aulas assíncronas e síncronas, atividades avaliativas e a opção de cursar todo o conteúdo de forma gamificada. A gamificação refere-se à aplicação de elementos típicos de jogos em ambientes educacionais, visando resolver problemas, aumentar a motivação e promover o engajamento dos participantes. Essa abordagem torna o processo de aprendizagem interativo e envolvente.

De acordo com o professor Jean Lúcio, o curso vai oferecer um conteúdo interativo, abordando tecnologias educacionais aplicadas à Educação a Distância, metodologias ativas, gamificação e inteligência artificial. Além disso, segundo Eduardo Medeiros, parte do conteúdo será convertido em um curso que será disponibilizado na nova plataforma de cursos livres do IFSertãoPE.