Início do conteúdo

Aula inaugural marca início da especialização a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), realizou na noite de terça-feira (29) a aula inaugural do curso de pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A especialização é oferecida pela instituição em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como objetivo expandir e regionalizar a oferta de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância.

O evento foi realizado às 19 horas, via Google Meet, e contou com a presença do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), Francisco Gama, de membros da Diretoria de Educação a Distância, do coordenador do curso, Handherson Damasceno, do diretor do campus Salgueiro, Rônero Domingos, e dos coordenadores de polo. A programação incluiu a palestra “Reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, ministrada pelo professor Dr. Marcelo Souza Oliveira, do IFBaiano – campus Catu.

Registro da aula inaugural

Segundo Handherson Damasceno, o momento propiciou reflexões sobre a importância, amplitude e impacto da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Ele também destacou que a especialização conta com docentes formadores(as) e tutores(as) altamente qualificados(as), com sólida formação acadêmica e experiência profissional. O coordenador ainda acrescentou  que a diversidade entre os estudantes, provenientes de diversas regiões do país e com diferentes formações e titulações acadêmicas, enriquecerá o percurso formativo da turma.

Ao todo, 300 pessoas foram selecionadas no processo seletivo (edital nº 36/2024) e compõem as turmas da especialização em Docência na EPT. Apesar de ser um curso totalmente a distância, os estudantes são distribuídos entre os polos de apoio da UAB nas cidades pernambucanas de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Petrolina, Salgueiro, Tabira e Trindade. Além disso, os discentes ficam vinculados academicamente ao campus Salgueiro do IFSertãoPE.

Fim do conteúdo