EaD
Alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde EAD realizam oficinas pedagógicas em municípios de Pernambuco
Criado: 13 Julho 2017
Entre os meses de maio e junho de 2017, alunos da turma 2015.2 do Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde (ACS) na modalidade Educação a Distância (EAD) do IFSertãoPE desenvolveram oficinas pedagógicas nos municípios de Afrânio, Petrolina, Salgueiro e Santa Maria de Boa Vista. O objetivo das ações foi tornar os alunos mais próximos da comunidade, por meio da resolução de problemas e dificuldades existentes, ou ainda atendimento de necessidades pontuais. Essas atividades incluíram o planejamento de projetos de trabalho, a produção de materiais didáticos e organização de encontros, seguidas de reflexão crítica e avaliação contínua. As técnicas e os procedimentos foram diversos, como dinâmicas, palestras, visitas nas casas, pesquisa, entre outros.
As oficinas pedagógicas foram realizadas em escolas que atuam no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos, além de creches, postos de saúde, empresas, Hospital Municipal de Afrânio, Centro de Convivência dos Idosos de Petrolina, além de visitas in loco e ações com beneficiários do Programa Bolsa Família. Cada equipe de alunos promoveu duas atividades socioeducativas na comunidade escolhida.
Em meio aos temas escolhidos pelos alunos destacam-se “Aedes aegypti: Estratégias de Controle”; “Ações em Educação e Saúde Bucal”; “Importância do Pré-Natal na Gestação”; “Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”; “Dia do Enfermeiro”; “Dia Nacional da Imunização”; “Redução da Mortalidade Neonatal”; “Territorialização: Estratégia Operacional do SUS” e “Saúde da Mulher”.
O resultado das oficinas pedagógicas evidenciou a articulação entre teoria e prática, tornando-as um recurso oportuno e eficaz na formação continuada dos alunos. “Excelente proposta que nos foi concedida, pois são atividades práticas que devem proporcionar para nós, futuros ACS, o amor à profissão. Aprendemos muito, queremos mais capacitações. Prevenção é tudo de bom. Porque na teoria é fácil, mas na prática só permanece na profissão quem realmente tem amor em cuidar do próximo” finalizou a aluna Núbia Gabriela.
*Com informações de Equipe EAD