EaD
Congresso Nordestino de Educação a Distância encerra com expressiva participação nas plataformas digitais do IFSertãoPE
última modificação em 07 de abril de 2024
Milhares de visualizações nos vídeos disponíveis no canal IFSertãoPE EAD, minicursos lotados, 2.709 inscritos no evento e 6.709 inscrições nas atividades. São algumas repercussões mensuráveis do 1º Congresso Nordestino de Educação a Distância: Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais (CNEaD). Organizado pelos onze Institutos Federais do Nordeste, tendo o IFSertãoPE como anfitrião, o evento encerrou na noite desta quarta-feira (16), com a palestra “Educação a distância: possibilidades e desafios”, proferida pela reitora Leopoldina Veras.
Ante o novo contexto educacional e socioeconômico deflagrado pela pandemia da Covid-19, o 1º CNEaD propôs aos professores, estudantes, pesquisadores da área de educação e instituições de ensino a distância uma experiência inovadora de descobertas de novos conhecimentos e ferramentas tecnológicas que devem revolucionar o modelo de educação no Brasil. O tema não poderia ser mais sugestivo: “Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais”.
E os três dias de congresso, que iniciou na última segunda-feira (14), proporcionaram intensos aprendizados e intercâmbio de ideias, com mesas-redondas, minicursos e momentos de comunicações orais que se desenvolveram em torno de três eixos temáticos: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido; Tecnologia, política, sociedade e cultura; e Práticas pedagógicas no Ensino Remoto emergencial.
“A sensação é de dever cumprido, ou melhor, de serviço prestado à sociedade. É o que se espera de todos nós, que estamos inseridos em um contexto de democratização da educação pública, ampliando o acesso às oportunidades. Essa responsabilidade está muito presente nesse atípico ano de 2020”, afirmou a cerimonialista do evento, Roberta Duarte, em mensagem construída por uma comissão organizadora ampla e diversificada.
“É em momentos desafiadores como este que estamos vivendo, que a Rede Federal mostra, de forma ainda mais ampla, seu verdadeiro valor. Somos chamados para oferecer soluções, e assim fazemos. Esse é o nosso papel!”, afirmou ela, antes de nomear todas as instituições e membros das comissões do 1º CNEaD. A professora Elisângela Oliveira (IFBA), integrante da Comissão de Comunicação Social e Cerimonial, recitou um cordel em homenagem ao evento na cerimônia de encerramento.
O presidente da Comissão Organizadora, professor Adonias Soares Júnior, destacou a importância e a repercussão do evento entre o público participante. “O 1º Congresso Nordestino de EAD serviu de espaço de compartilhamento de experiências inovadoras, práticas educacionais de alto nível, trabalhos científicos que transformam a vida da comunidade, além de integrar os onze IF’s do Nordeste para o fortalecimento da Educação a Distância em nossa região”, afirmou ele.
Após proferir a palestra de encerramento, intitulada “Educação a Distância: Possibilidades e Desafios”, a reitora do IFSertãoPE Leopoldina Veras, anfitrião do evento, anunciou o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) como a sede do Congresso Nordestino de Educação a Distância 2021.