Diretoria de Educação a Distância visita Polos de ensino da Universidade Aberta do Brasil.

Na última semana, entre os dias 27 e 29 de maio,  a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), esteve presente nos Polos parceiros da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas cidades de Floresta, Triunfo, Ouricuri, Trindade e Salgueiro. A proposta era visitar as cinco unidades que recebem no segundo semestre deste ano uma nova turma da graduação de Licenciatura em Matemática a Distância. A comitiva do IFSertãoPE foi composta por Rafael Marques, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Eudis Teixeira, Diretor da DEaD e Coordenador Geral da UAB no IFSertãoPE, Eva Maria Santos, Secretária da UAB, Ana Patrícia Silveira, Coordenadora Adjunta, e Alain Prost, coordenador de EaD.

A graduação é resultado de uma parceria entre o IFSertãoPE e a UAB, um programa criado pelo Governo Federal que busca ampliar e interiorizar a oferta de graduações e especializações por meio da educação a distância. Ao todo 105 vagas foram ofertadas no processo seletivo de Licenciatura em Matemática (Edital Nº18/2024), dessa forma cada unidade deve receber 21 estudantes. O curso é composto em sua maioria por encontros virtuais através do ambiente virtual de aprendizagem, mas encontros presenciais fazem parte da carga horária e são obrigatórios.

Visita ao Polo Salgueiro

Durante a visita a equipe da DEaD pôde conhecer os coordenadores dos Polos e apresentar o projeto pedagógico do curso de Matemática. Além disso, foi possível conhecer a infraestrutura local. Para Rafael Marques, coordenador do curso de Licenciatura, a visita foi uma experiência enriquecedora. “Este contato direto nos permitiu ver de perto a realidade, foi uma oportunidade para receber feedbacks que ajudam a pensar nossas ações de acordo com as necessidades específicas de cada Polo”.

Segundo Eudis Teixeira, Diretor da DEaD e Coordenador Geral da UAB no IFSertãoPE, as visitas foram fundamentais para acompanhar de perto a qualidade do ensino oferecido em parceria com o programa UAB. “Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura dos polos de apoio presencial, entender a rotina de atendimento e fornecer esclarecimentos sobre o trabalho da Diretoria de EaD e sobre o curso de Licenciatura em Matemática”. Ainda de acordo com ele,  é essencial estar presente e dialogar com alunos e coordenadores para garantir que as ações da DEaD estejam alinhadas com as necessidades reais dos polos, para que assim possam manter  e oferecer um alto padrão de educação.

Sobre os Polos visitados

Polo Ouricuri: Situado na mesorregião do Sertão pernambucano, o Polo Ouricuri está localizado no Núcleo de Ensino Superior Deputado Felipe Coelho e é mantido pelo governo municipal através da Prefeitura. Sob a coordenação da professora Willian Oliveira, o Polo possui laboratórios de Ciências Biológicas e Informática, biblioteca, salas de tutoria, coordenação, secretaria e auditório.

Polo Triunfo: Localizado na região do Sertão do Pajeú, o Polo Triunfo está na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Governador Eduardo Campos e é mantido pela Prefeitura da cidade. Coordenado pela professora Maria do Socorro Almeida, o Polo dispõe de laboratórios de Ciências e Informática, biblioteca, quadra poliesportiva, piscina, auditório, quadra poliesportiva, salas de coordenação e secretaria.

Polo Trindade: Situado na mesorregião do Sertão pernambucano, na microrregião Araripina, o Polo Trindade é mantido pela Prefeitura da cidade. Sob a coordenação da professora Kátia Oliveira, o Polo conta com laboratórios de Informática, Biologia, Química e Matemática, biblioteca, salas de coordenação e secretaria.

Polo Salgueiro: Localizado no Sertão Central, o Polo Salgueiro está na Gerência Regional de Educação Sertão Central (GRE) e é mantido pelo governo estadual através da Secretaria de Educação. Coordenado pelo professor Carlos da Silva, o Polo possui laboratórios de Informática, biblioteca, refeitório, auditório, salas de coordenação, tutoria e secretaria.

Polo Floresta: Situado no Sertão de Pernambuco, o Polo UAB Floresta está localizado na Gerência Regional de Educação Sertão Central (GRE), na Av. Dep. Audomare Ferraz. É mantido pelo governo estadual através da Secretaria de Educação. Sob a coordenação da professora Maria Dilma Torres, o Polo conta com laboratórios de Informática, biblioteca, refeitório, auditório, salas de coordenação, tutoria, secretaria e dormitórios.

Visita ao Polo Trindade

Todas as unidades de apoio da UAB possuem espaços gerais como salas de coordenação e secretaria do Polo, banheiros com acessibilidade, laboratório de informática e biblioteca física com espaço para estudos. Além disso, possuem uma infraestrutura tecnológica composta por computadores em quantidade adequada para atender os estudantes, conexão à internet em velocidade adequada e Wi-Fi. Bem como as ferramentas pedagógicas: projetor multimídia, lousa e equipamentos para web conferência (webcam e microfone).