IFSertãoPE assina Protocolos de Intenções para abertura de polos EaD em quatro municípios pernambucanos

Criado: 24 Mai 2021

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) assinou Protocolos de Intenções para abertura de polos de Educação a Distância com quatro municípios da região: Afrânio, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó. A articulação com as gestões municipais foi realizada através do Departamento de Educação a Distância – DPEaD, do IFSertãoPE, e os termos foram assinados em reuniões realizadas nos dias 19 e 20 de maio.

Secretária de Educação de Orocó, Maria Brandão, e o chefe do Departamento de Educação a Distância do IF Sertão-PE, Eudis Teixeira, celebram assinatura de Protocolo de Intenções

A assinatura dos Protocolos de Intenções é o primeiro passo para a implantação dos polos EaD. A partir disso, os municípios devem apresentar as comprovações das contrapartidas (infraestrutura física, equipamentos, indicação de coordenador local). A etapa seguinte é a aprovação do projeto pelo Colégio de Dirigentes e pelo Conselho Superior do IF Sertão-PE. E, então, é feita a vistoria in loco e a assinatura do Termo de Cooperação entre o instituto e o município. A expectativa do chefe do DPEaD, professor Eudis Teixeira, é de que “nos próximos semestres, o IFSertãoPE oferte alguns cursos nas modalidades “Formação Inicial Continuada” e “Pós-Graduação EaD” com porcentagem de vagas destinadas a esses municípios, a partir da intenção de parceria”, explicou.

A intenção é ofertar cursos EaD em todos os níveis ofertados pelo IFSertãoPE nos municípios onde os polos estiverem instalados. O prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, avaliou a como positiva a iniciativa do IFSertãoPE e tem grandes expectativas, a partir do acordo. “É importante firmarmos essas parcerias com quem possui as expertises e assim trazer para Lagoa Grande um polo educacional do Instituto Federal para ensino híbrido e, quem sabe, em breve implantarmos um polo contínuo para o ensino presencial na cidade”, analisou Cappellaro.

Já a Secretária de Educação de Afrânio, Maria do Socorro Barros, comemorou a assinatura do protocolo. “No mês de aniversário da cidade de Afrânio, recebemos um presente: a volta do IFSertãoPE com cursos FIC EaD, Superior EaD e cursos de Pós-graduação. Assinamos hoje o Protocolo da Intenção da implantação do Polo do IF Sertão-PE em nosso município que atenderá alunos de toda região e circunvizinhos”, frisou Barros.

A iniciativa estratégica para abertura de novos Polos EaD é um dos subprojetos para consolidação da institucionalização da EaD no IFSertãoPE. Este esforço busca fortalecer e ampliar as atividades de educação a distância no sertão pernambucano, consolidando e expandindo cursos EaD, em harmonia com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais.