IFSertãoPE migrou ambiente virtual educacional para nuvem da RNP

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) se uniu à lista de instituições que migraram para o ambiente virtual educacional Moodle para a nuvem acadêmica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ação foi ofertada pelo programa Conecta Rede do Ministério de Educação e conduzida pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), pela Diretoria de Educação à Distância (DEAD) e pela equipe de suporte da RNP, com a finalidade de aperfeiçoar os serviços prestados aos alunos que utilizam ambientes virtuais educacionais no IFSertãoPE.

Para Eudis Teixeira, diretor de Educação a Distância da Instiuição, os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVAs) são importantes para as atividades didático-pedagógicas e para alcançar os objetivos da Instituição. Ainda, de acordo com Eudis Teixeira,a iniciativa representa o começo de uma nova etapa para a oferta de cursos EaD do IFSertãoPE. “Ao migrar para a nuvem da RNP, estamos investindo em uma plataforma com infraestrutura robusta, segura e integrada com outras soluções educacionais como a plataforma de Conferência Web e o EduPlay, que impulsiona a qualidade da educação a distância e nos permitirá oferecer uma experiência ainda mais completa e personalizada para nossos alunos”, disse.

Segundo Francisco Hamilton, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFSertãoPE, a migração para a nuvem oferece vários benefícios, tais como:

• Segurança aprimorada dos dados e privacidade: A RNP garante a proteção das informações dos alunos, seguindo rigorosos protocolos de segurança.
  • Maior disponibilidade do AVA: A plataforma estará acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções.
  • Escalabilidade para atender à demanda crescente: A infraestrutura em nuvem permite que o sistema se adapte facilmente ao aumento do número de usuários.
  • Eficiência otimizada: A migração reduz custos e libera a equipe de TI interna para se concentrar em atividades estratégicas.
  • Integração facilitada com outras soluções: O Moodle na nuvem se integra facilmente com outras ferramentas educacionais, oportunizando uma experiência mais completa para os discentes.

Os AVAs estão disponíveis no site da EaD do IFSertãoPE (https://ifsertaope.edu.br/ead/).