Início do conteúdo

Sobre a EaD


Trajetória da Educação a Distância (EaD) no IFSertãoPE

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é uma instituição pública federal que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. A Educação a Distância (EaD) tem-se apresentado como uma política de governo com potencialidades para minimizar os problemas referentes ao acesso à educação.

Em 2005, o então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Petrolina, iniciou seus primeiros trabalhos em EaD, e em 2009, com a transformação do CEFET em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), a instituição formalizou sua primeira Coordenação de EaD. Desde então, o IFSertãoPE tem expandido suas atividades de EaD, oferecendo uma variedade de cursos, incluindo cursos técnicos e de pós-graduação, em parceria com outras instituições de ensino.

Em 2014, o IFSertãoPE deu um passo considerável ao ofertar seus primeiros cursos técnicos na modalidade EaD, como os cursos técnico em Agente Comunitário de Saúde, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos. Em 2020, além de cursos técnicos, foram ofertados diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade EaD como por exemplo, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agente de Projetos Sociais, Assistente Administrativo, Auxiliar Pedagógico, Contador de Histórias, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Programador Web, Recepcionista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Agropecuária, Mestre de Obras, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, Assistente Financeiro, Sommelier, Agricultor Orgânico e Programador de Sistemas.

A partir de 2020, o IFSertãoPE fortaleceu e ampliou as atividades de EaD com a implementação de subprojetos e ações específicas de normatização e fluxo processual, aquisição e desenvolvimento de novas tecnologias, fomento científico, implantação de polos, formação continuada e a oferta de cursos compartilhados entre os campi, essas ações engajaram gestores, professores, alunos e a comunidade acadêmica em geral.

Em 2023, no que diz respeito à adesão aos cursos, houve um aumento nas matrículas em cursos EaD institucionais, com destaque para os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Graduação em Licenciatura em Matemática, Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (TecDAE), Metodologias do Ensino de Línguas e Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas, com isso, ampliou ainda mais as opções educacionais disponíveis. Esses cursos foram ofertados com o objetivo de fortalecer as atividades ligadas ao desenvolvimento das cadeias produtivas das diferentes Regiões de Desenvolvimento (RD) do estado de Pernambuco.

Os esforços do IFSertãoPE em promover a EaD em 2023 também foram evidenciados através da realização de diversos editais de processos seletivos, abrangendo a seleção de estudantes, coordenadores, professores e tutores. Essas iniciativas não apenas garantem um processo seletivo justo e transparente, mas também promovem oportunidades de envolvimento e desenvolvimento profissional.

Além disso, a instituição investiu na capacitação contínua dos profissionais envolvidos na EaD, oferecendo cursos específicos, como o Curso de Formação Básica em EaD para Professores e Tutores e o Curso de Legislação de Pessoal. Essas iniciativas visam garantir que a equipe esteja bem preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no ambiente em constante evolução da EaD.

Última atualização em 04/04/2024

Fim do conteúdo