Matemática Intercultural Indígena
Perfil
O licenciado em Matemática Intercultural Indígena estará habilitado para atuar na Educação Básica das escolas indígenas e não indígenas, sendo capaz de contemplar as diferentes dimensões da vida de suas comunidades e favorecendo a construção de conhecimentos pedagógicos na área da Matemática; fomentar as realizações de pesquisas com o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas para o fortalecimento e disseminação das histórias e culturas dos povos, com foco na área de conhecimentos matemáticos; possibilitar a atuação dos licenciados na gestão escolar e em práticas educativas não escolares. Além disso, o profissional formado nesta área deve ser capaz de pesquisar, planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes à sua área de atuação profissional.
Informações gerais
- Campus de oferta: Floresta
- Conceito do Curso (CC): –
- Conceito Preliminar do Curso (CPC): –
- Enade: –
- Índice Geral de Cursos (IGC): –
- Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
- Turno: Matutino/Vespertino/Nortuno
- Modalidade: Presencial
- Número Total de Vagas: 35 vagas anuais
Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização: 3.270 horas
- Estágio: 420 horas
- Disciplinas Optativas: 120 horas
- Disciplinas Eletivas: –
- Trabalho de Conclusão de Curso: 120 horas
- Atividades Complementares: 200 horas
- Período Mínimo de Integralização: 8 semestres
Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular – Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar – Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes – Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
Coordenação
- Coordenador:
- Vice-coordenadora:
Mais informações
Sobre
Atos regulatórios e normativas
Projeto pedagógico e matriz curricular
Sobre
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.
- Composição
- Consulte aqui o quadro docente do curso.