Início do conteúdo

Respeito à cultura indígena marca solenidade de transmissão de cargo de diretor-geral do Campus Floresta


Nesta quarta-feira (13), aconteceu a cerimônia, de transição de cargos de diretor-geral entre a professora Rosineuman Soares e o novo diretor-geral eleito, Iran Torquato. A solenidade foi marcada pelo respeito a cultura indígena, dando destaque aos valores, crenças, tradições do povo que habita há anos a região, onde o Campus Floresta está inserido.

 

 

 

 

O grupo Maculele da Escola Indígena Luiz Pereira Leal, da etnia Pankará, às margens do Opará, proveniente da cidade de Itacaruba abriu a solenidade festiva, com uma dança tradicional dos povos indígenas e posteriormente teve um ritual de proteção

Tranquila e serena, a professora Rosineuman abriu os discursos, expressando sua gratidão e reconhecimento à comunidade acadêmica, destacando, especialmente, a força dos estudantes, que contribuíram diretamente para que ela chegasse a direção-geral, além de relembrar os desafios e conquistas ao longo de sua gestão. “E hoje, junto do sentimento de gratidão, o nosso coração é preenchido, também, pela sensação de dever cumprido, o que nos foi possível, porque o caminho não foi percorrido sozinho, havia uma rede de apoio e colaboração, intra e extra campus, a quem precisamos estender nossa gratidão”.

Professora Rosineuman esteve à frente da Direção-geral do Campus Floresta no quadriênio 2020-2024

A professora Rosineuman, ao passar o bastão para o diretor Iran Torquato, expressou confiança na sua capacidade de liderança e compromisso com os valores da instituição. “Sinto-me muito tranquila e otimista em passar para você a missão de liderar a equipe gestora de nosso campus. Conheço o seu compromisso, a sua disponibilidade, seus valores que estão no lastro de suas ações e, sem dúvidas, tudo isso estará permeando seu trabalho”.

Professor Iran Torquato assume a direção-geral para o mandato 2024-2028

O professor Iran Torquato, emocionado e grato, reafirmou seu compromisso de fortalecer o campus e ampliar o diálogo com as autoridades políticas, entidades parceiras e lideranças indígenas e quilombolas. Ele enfatizou a importância da colaboração de todos para alcançar o sucesso coletivo, promovendo um ambiente inclusivo e participativo. “Nenhum de nós podemos alcançar o sucesso isoladamente e acredito que, trabalhamos juntos, podemos realizar grandes coisas. Estou ansioso por fomentar um ambiente onde todos as vozes sejam ouvidas, valorizadas e participativas”.

O ato solene contou com a participação dos servidores, estudantes, pró-reitores, diretores de campi, familiares, autoridades e entidades municipais e estaduais.

 

Texto: Dionisia Santos

Fim do conteúdo