Gestão da Tecnologia da Informação
Perfil
O curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados, com vistas a atender às necessidades do mercado de trabalho. A informação atualmente é o principal fator de sucesso nas organizações. As organizações se caracterizam por basearem suas ações no fluxo intenso de informações e em pessoas qualificadas para a tomada de decisões. Portanto, a Gestão de Tecnologia da Informação assume um importante papel na gestão, coletando, armazenando e relacionando dados e transformando-os em informações de forma significativa para os negócios de qualquer organização. O profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação poderá atuar com foco no planejamento e gestão dos recursos tecnológicos em empresas de diferentes segmentos de negócios em diversos cargos como: Gestão de Serviços em TI, Web, Governança em TI, Gerenciamento de Projetos de TI, Analista de Sistemas, dentre outros.
Informações gerais
- Conceito do Curso (CC): 4 (2012)
- Conceito Preliminar do Curso (CPC): 3 (2021)
- Enade: 3 (2021)
- Índice Geral de Cursos (IGC): –
- Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
- Turno: Matutino/Vespertino/ Noturno
- Modalidade: Presencial
- Número Total de Vagas: 50 vagas (entrada única)
- 1.º Semestre: 25 vagas
- 2.º Semestre: 25 vagas
Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização: 2.260 horas
- Estágio: 200 horas
- Disciplinas Optativas: –
- Disciplinas Eletivas: 480 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
- Atividades Complementares: 50 horas
- Período Mínimo de Integralização: 6 semestres
Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular – Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar – Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes – Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
Coordenação
- Coordenador: Danilo da Costa Pereira | danilo.costa@ifsertao-pe.edu.br
- Vice-coordenador: Tassio Jose Goncalves Gomes | tassio.goncalves@ifsertao-pe.edu.br
Mais informações
Sobre
O Colegiado de Curso de Gestão da Tecnologia da Informação é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituído por membros titulares e suplentes, tendo suas atribuições e competências definidas por regulamentação específica. É constituído pelo coordenador do curso e seu suplente, o vice-coordenador, por no mínimo três professores efetivos e respectivos suplentes e por um discente e seu suplente. Os representantes do Colegiado são eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução e reúnem-se a cada quinze dias para decidirem de forma coletiva, participativa e democrática sobre as demandas apresentadas, visando garantir a qualidade didático-pedagógica do curso.
- Composição
Atos regulatórios e normativas
Projeto pedagógico e matriz curricular
Estágio e atividades complementares
Trabalho de Conclusão de Curso
Sobre
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.
- Composição