Início do conteúdo

5ª Feira de Ciências promove intercâmbio de conhecimentos e possibilita formação docente


Com o objetivo de promover o acesso à produção científica e tecnológica e incentivar a troca de experiências entre estudantes do ensino fundamental e médio do Vale do São Francisco, o campus Petrolina do IFSertãoPE, promoveu, na última sexta-feira (05), a 5ª Feira de Ciências.

De forma entusiasmada, entre banners e demonstrações de experimentos científicos, estudantes e professores apresentaram projetos que desenvolveram nos últimos anos e que se destacaram pela criatividade/inovação ou soluções apresentadas para os problemas atuais da sociedade.

A programação foi inaugurada com apresentação musical da banda marcial da Escola Estadual Padre Manoel de Paiva Netto e seguiu durante todo dia com palestra e as exposições. Oficinas formativas para docentes, com temáticas diversas, complementaram a grade de programação. Pela primeira vez, a feira foi desenvolvida integrada junto a 2ª Exporobótica.

Uma das participantes foi a estudante da rede estadual, Alana Jamile, que participou pela primeira vez do momento. “É gratificante poder lidar com grande quantidade de pesquisadores e pesquisadoras. Além disso, além de compartilhamos conhecimentos, também aprendemos. Uma experiência para levar para vida”, detalhou. Para José Alberto, estudante do curso técnico integrado ao médio em Química, “a experiência foi bastante interessante, pois é possível apresentar a Ciência de forma mais lúdica, prática e demonstrativa. Proporcionando, assim, sua popularização e divulgar o conhecimento científico”.

“Esta edição foi especialmente significativa. Tivemos o maior número de projetos inscritos desde a criação do evento. É sempre uma alegria realizar a Feira, que já se tornou um evento tradicional no calendário acadêmico e um espaço para estimular a curiosidade científica, o protagonismo estudantil e o diálogo entre instituições. Agradeço ao diretor-geral do campus, professor Clésio, e aos gestores da GRE, professora Célia Regina e os professores Waldiclecyo e Davyd, pela parceria e confiança”, pontuou o presidente da comissão organizadora, professor Daniel Berg.

A Feira, desenvolvida em parceria com o Museu Carranca da Ciência (@museu_carrancadaciencia) – iniciativa de extensão do IFSertãoPE dedicada à popularização das ciências exatas e naturais – e com a Gerência Regional de Educação do Médio São Francisco (GRE), contou com a participação de gestores e coordenadores do IFSertãoPE e da rede estadual de ensino.

 

Fim do conteúdo