Início do conteúdo

IFSertãoPE recepciona delegação do Benin (África); grupo faz parte de do projeto ‘Benin Caju’, que irá capacitar para cadeia produtiva do caju


Nesta segunda-feira (19), o IFSertãoPE recepcionou a delegação de produtores, extensionistas e transformadores de caju e representantes diplomáticos e ministeriais do Brasil e do Benin, país da África Ocidental. A missão faz parte da quarta etapa do Projeto Fortalecimento do potencial produtivo e de transformação do caju no país (Benim Caju BRA/13/008), em que os benienses conhecerão os laboratórios da instituição e serão capacitados para processos de transformação e aproveitamento realizados com o pedúnculo (parte carnosa do fruto e que normalmente é descartada). Eles ainda visitarão agroindústrias, vinícolas e fábricas de três estados nordestinos que trabalham com o processamento do caju.

Com muita alegria e apresentação musical de ritmos nordestinos, a delegação foi recebida na tarde desta segunda-feira (19), no auditório do curso de Química do campus Petrolina. Além de estudantes e servidores, estiveram presentes o coordenador técnico de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAEP), da República do Benin, Flavien Désiré; o Analista de Projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), Isaac José Barbosa Vergne; o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho, o diretor-geral do campus Petrolina, Clésio Jonas, a coordenadora de relações internacionais, Sarah Rachel Lino, o coordenador Técnico do Projeto ‘Caju Benin’, Paulo Dalmás; o coordenador do curso superior em tecnologia de alimentos, Marcelo Olinda e a professora e ex-reitora, Maria Leopoldina Veras Camelo, que assinou o projeto enquanto gestora.

Paulo Dalmás deus as boas-vindas aos participantes e explicou os objetivos e etapas do projeto. “Já foram realizadas missões para o cultivo do caju e, agora, damos continuidade com as fases de processamento e transformação. Estamos muito felizes em recebê-los”, explicou. Em sua fala, o reitor, Jean Carlos Coelho, enfatizou a importância do projeto para instituição. “É como muito orgulho que os recebemos para o desenvolvimento dessa parceria. Como todo processo de ensino e aprendizagem, o IFSertãoPE não só transmitirá conhecimento, como também ganhará com as experiências que vocês desenvolvem em Benin e compartilharão conosco. Desejo que alunos e servidores aproveitem esse momento de aprendizagem mútua”, afirmou.

 

Segundo o coordenador técnico de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAEP), da República do Benin, Favien Désiré, o projeto começou há pouco tempo e já é possível perceber melhorias nas rendas de beneficiadores e processadoras que aplicaram as técnicas aprendidas. “Primeiramente, agradeço ao governo brasileiro, por possibilitar a cooperação entre o Brasil e o Benin, e ao IFSertãoPE, por fortalecê-la. Em um primeiro momento, os professores, dentro de suas expertises, desenvolveram algumas temáticas conosco, como manejo de solo, instalação de viveiros, beneficiamento e processamento, isso já permitiu obtermos produtos como licores, vinhos e bombons”, explicou.

Ainda segundo Desiré, outro ganho já percebido foi que os produtos desenvolvidos conseguiram atingir outros mercados, onde eles têm se mostrado competitivos. “Um dos maiores produtores de suco de abacaxi do Benim – inclusive que exporta pra diversas partes do mundo – quando percebeu os efeitos positivos entre produtores e processadoras, expressou a vontade de utilizar o caju em bebidas mistas, com abacaxi e caju. Isso gera maior valor agregado na difusão do projeto, que, pouco a pouco, vai atingindo outros setores agrícolas”, acrescentou.

A cerimônia de recepção foi finalizada com depoimentos de agradecimentos dos beninenses envolvidos no projeto e homenagens mútuas entre professores e participantes.
A programação segue até o dia 28 e agosto com diversas capacitações e visitas a cooperativas, agroindústria, vinícolas e fábricas dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.

Fim do conteúdo