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Estudantes do Campus Petrolina produzem podcasts sobre temas sociais na disciplina de Linguagens


Os estudantes do IV semestre do curso técnico em Edificações, integrado ao Ensino Médio do Campus Petrolina do IFSertãoPE deram voz a importantes questões sociais por meio da produção de podcasts na disciplina de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, ministrada pela professora Romana  Macedo.

A atividade teve como objetivo principal promover o pensamento crítico, cientificamente fundamentado, sobre problemáticas que afetam a sociedade em diversas escalas, do âmbito local ao global. A professora Romana destacou que a proposta buscou incentivar a leitura crítica da realidade e o posicionamento ético dos discentes diante de situações de injustiça social.

“Tal trabalho resultou do estudo e do debate de questões que se configuram problemas recorrentes na sociedade, de modo a promover não somente o deslocamento contínuo entre a “leitura de mundo” e a “leitura da palavra”, mas ainda o estímulo para que os discentes possam assumir, posteriormente, posicionamentos em debates sociais mais amplos que venham a transformar realidades injustas e desumanas”, explicou a docente.

A atividade foi realizada em grupos de quatro integrantes, que tiveram como desafio pesquisar temas sorteados, analisando suas causas, consequências, manifestações locais e globais, além de propor possíveis soluções para as problemáticas abordadas. A culminância do trabalho se deu com a produção de podcasts de até 30 minutos, priorizando a informação e a opinião dos estudantes.

Entre os temas explorados pelos grupos estiveram: violência urbana, racismo, corrupção, xenofobia, capacitismo, os impactos mundiais de conflitos internacionais, desenvolvimento e preservação ambiental, e a ascensão das energias limpas. Cada aluno contribuiu com seu ponto de vista, enriquecendo os debates e ampliando a compreensão dos temas propostos.

Além de promover o combate à desinformação, a atividade buscou desenvolver competências como a leitura proficiente de textos, a produção textual com intencionalidade e consciência da função social da escrita, além da defesa de princípios democráticos e dos direitos humanos.

Acesse os podcasts produzidos pelos alunos aqui.

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