Extensão
Campus Petrolina do IFSertãoPE tem projeto aprovado em edital da FACEPE
O Campus Petrolina do IFSertãoPE celebra mais uma importante conquista com a aprovação do Projeto Museu Carranca da Ciência no Edital nº 22/2025 – Helen Khoury, promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
Coordenada pelo professor Daniel Berg, do curso de Licenciatura em Física, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a divulgação científica e ampliar o acesso à ciência no Sertão de Pernambuco, por meio de atividades interativas que dialogam com a cultura regional e despertam o interesse de estudantes, professores e da comunidade em geral.
O edital da FACEPE visa estimular a ciência, a tecnologia e a inovação a partir de ações públicas e acessíveis, aproximando esses campos do cotidiano da população e incentivando a busca pelo conhecimento. A chamada também incentiva a interiorização das atividades de popularização da ciência, ampliando seu alcance em regiões onde ainda são menos frequentes.
A FACEPE entra com aporte de recursos para a execução dessas ações, o que permitirá ao Museu Carranca da Ciência expandir sua atuação, desenvolver novas estratégias de engajamento social e ampliar sua contribuição para a formação científica e para a inclusão da comunidade no universo da ciência e da tecnologia.
Confira o resultado final aqui.
Quem foi Helen Khoury?
Helen Khoury (1940–2016) foi uma pesquisadora pernambucana de destaque na área de Física Nuclear, com forte atuação em projetos de ensino e de divulgação científica. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dedicou-se à formação de novos cientistas e contribuiu significativamente para o fortalecimento da pesquisa no estado. Sua trajetória é reconhecida como exemplo de compromisso com a ciência, a educação e a inovação, motivo pelo qual seu nome batiza o edital da FACEPE.