Premiações
Campus Petrolina se destaca na JINCE/JID 2025 com mais de 25 premiações
O Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano encerrou sua participação na 20ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE), 14ª Jornada de Iniciação à Docência (JID) e 12ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo com resultados que reforçam o protagonismo da instituição no cenário acadêmico e científico regional. Ao todo, foram mais de 25 premiações distribuídas entre as áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo.
Os projetos premiados trataram de temas diversos e atuais, como tecnologias assistivas, robótica educacional, sustentabilidade, cultura, música e impressão 3D, além de iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à transformação social. Entre os destaques, está o 2º lugar na Batalha de Startups, conquistado pelo projeto CYBERAGRO, voltado ao desenvolvimento tecnológico no agronegócio.

No Ensino, o Campus Petrolina conquistou quatro primeiros lugares em diferentes áreas do conhecimento. Em Química, o destaque foi o projeto “Ensino Médio em Movimento: Química, ODS e Cultura Maker na Prática”. Em Computação, o 1º lugar veio com “Computação e educação inclusiva: conceitos básicos em design com Canva e tecnologias assistivas em educação”. Já na área Interdisciplinar, o reconhecimento foi para “Um relato de experiência sobre o projeto Águas do Velho Chico: entre a ciência e a tradição”. E em Música, o ouro foi conquistado com “Ensino de percussão para banda marcial: relato de experiência”.
Iniciativas culturais e tecnológicas que aproximam o campus da sociedade também ganharam destaque. O Cineclube Sertão garantiu o 1º lugar em sua categoria, enquanto o projeto “Uma aventura Transformers: desenvolvendo o pensamento computacional com storytelling e criatividade” conquistou o 1º lugar entre os “Outros” formatos extensionistas.
Na pesquisa, três projetos do Campus Petrolina alcançaram o 1º lugar em suas categorias. Em Humanas/Multidisciplinar do PIBIC Jr, o destaque foi “Materiais didáticos com impressora 3D”. No PIBIC – Humanas, o primeiro lugar ficou com o projeto “Aprendizagem autorregulada e procrastinação”. Já no PIBITI, a melhor colocação veio com “Filmes de polissacarídeos para proteção UV”, que alia ciência e tecnologia na busca por aplicações inovadoras.

A presença marcante nas premiações também reforça o compromisso do campus com a inovação e o empreendedorismo, com destaque para o Projeto LARANVITTA (3º lugar na Exposição da Mostra de Inovação), além do reconhecimento da startup CYBERAGRO já citado.
Para o diretor-geral do Campus Petrolina, Clésio Jonas, o resultado reflete o empenho de servidores e estudantes na construção de uma formação integral. “Os resultados alcançados revelam o esforço integrado das nossas dimensões institucionais, Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo. São conquistas que refletem tanto o comprometimento de servidores e orientadores quanto a dedicação de estudantes que se qualificam cada vez mais profissionalmente. As mais de 25 premiações demonstram a seriedade e o impacto dos projetos desenvolvidos no campus.”

A participação do Campus Petrolina em eventos científicos regionais e nacionais fortalece o ensino, amplia o diálogo com a sociedade e impulsiona a rede de pesquisa do IFSertãoPE, gerando soluções para demandas reais do território e promovendo desenvolvimento sustentável, inclusão e mais oportunidades para os estudantes.
Confira a lista completa dos projetos premiados e seus respectivos estudantes e orientadores aqui.



