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Campus Petrolina participa do III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado e contribui com debate sobre políticas de cotas

Na ponta direita da foto, o servidor Kellison Cavalcante representando o IFSertãoPE e trazendo contribuições sobre Política de Cotas e educação antirracista.
O Campus Petrolina do IFSertãoPE marcou presença no III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, realizado em Brasília (DF), nos dias 08 e 09 de outubro. O evento reuniu pesquisadores, gestores, docentes e estudantes para discutir os desafios e perspectivas da educação profissional e tecnológica no Brasil, com foco na formação integral da juventude.
Durante o encontro, o servidor Kellison Cavalcante apresentou o trabalho “Ensino Médio Integrado e Política de Cotas: caminhos para uma educação antirracista”, que analisa a articulação entre ações afirmativas e o projeto pedagógico dos Institutos Federais. A pesquisa destaca que a política de cotas vai além do acesso, integrando-se a um compromisso ético e político com a permanência, o êxito e a justiça social na Rede Federal.

Também representaram o Campus Petrolina no evento o diretor-geral, Clésio Jonas, a chefe do Departamento de Ensino Médio Integrado e Técnico, Luana Passos, e o pró-reitor de Ensino do IFSertãoPE, Eudis Teixeira.
Segundo Cavalcante, é essencial debater as políticas afirmativas no contexto do Ensino Médio Integrado para fortalecer o papel social dos Institutos Federais. “As cotas, quando articuladas a práticas pedagógicas e currículos antirracistas, deixam de ser apenas um instrumento de acesso e se tornam um potencial transformador para a construção de uma escola pública democrática e plural”, afirma.
O Seminário promoveu mesas-redondas, grupos de trabalho e plenárias sobre currículo integrado, juventudes, políticas públicas e os desafios contemporâneos da Rede Federal.
Para o diretor-geral Clésio Jonas, a participação no evento reforça o compromisso do Campus Petrolina com a atualização constante das práticas pedagógicas e com o fortalecimento do diálogo nacional sobre uma educação pública democrática, inclusiva e socialmente referenciada.