Sem categoria
Campus Petrolina realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e reforça a presença da ciência em todos os campos do saber
De 14 a 16 de outubro, o Campus Petrolina do IF Sertão-PE foi palco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, maior evento de popularização da ciência do país. Inspirada no tema nacional “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a programação local destacou a relação entre ciência, meio ambiente e vida no semiárido, valorizando saberes tradicionais e práticas inovadoras.
Ao longo dos três dias, estudantes, professores, pesquisadores e visitantes participaram de oficinas, exposições, workshops, jogos educativos e palestras, que mostraram, na prática, como a ciência perpassa todas as áreas do conhecimento, da tecnologia ao artesanato, da química à contação de histórias.
Exposições da Embrapa, Cemafauna, Museu Tecnológico e da Mostra LIFE aproximaram os participantes das pesquisas desenvolvidas no semiárido e evidenciaram o papel da ciência no desenvolvimento regional.
- Oficina Pintando plantas aquáticas do PISF – Mávani Lima Santos Castro – NEMA / UNIVASF
- Análise de Água e Sustentabilidade Ambiental – Dra. Paula Tereza Souza Silva – EMBRAPA
- Fotografia Socioambiental – Olhar Crítico para Retratar Vidas, Escolas e Comunidades que Enfrentam Desafios Ambientais – Alberto Paixão
Entre as atividades, estiveram as oficinas práticas. Na atividade de Artes Visuais Sustentáveis, os estudantes trabalharam com plantas aquáticas do Rio São Francisco. “Foi muito interessante, porque aprendemos sobre essa parte da biologia aquática que quase ninguém fala. As plantas são muito importantes para o meio ambiente, principalmente porque filtram os resíduos,” afirmou Isaac Luka da Silva Gama, participante da oficina.
- Exposição Embrapa
- Exposição Museu Tecnológico
- Experiências com painéis solares em miniatura – Prof. Luiz Carlos
Para muitos alunos, a SNCT também significou uma pausa no ritmo das aulas tradicionais e uma aproximação mais leve e criativa com o conhecimento.“Além do aprendizado, o evento foi divertido e até relaxante. A gente sai um pouco das aulas teóricas e vive a prática. Foi muito legal participar,” disse Beatriz Santos, estudante do campus.
- Explorando a Química da Fermentação de Alimentos – Profa. Juliana Cantalino
- Educação Financeira Sustentával – Consultora Gilmara Brito
- Palestra “De onde vem a nossa sede: cultura, clima e o direito de viver bem”
O encerramento da programação contou com a palestra “De onde vem a nossa sede: cultura, clima e o direito de viver bem”, ministrada pelo ambientalista Victor Flores, que destacou a água como direito humano essencial e elemento central para pensar o futuro do semiárido