Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Perfil
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o profissional de nível superior habilitado a analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação; avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de automação computacional; vistoriar, realizar perícias, emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação. Este profissional pode atuar em empresas especializadas nas áreas de tecnologia, planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica, consultoria ou empresas em geral (indústria, comércio ou serviços); organizações não governamentais, órgãos públicos, institutos ou centros de pesquisa; ou, ainda, em instituições ensino, assumindo uma conduta empreendedora no trabalho, na pesquisa, na extensão e na inovação com consciência do seu papel social, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região onde atuará.
Informações gerais
- Campus de oferta: Campus Petrolina
- Conceito do Curso (CC): –
- Conceito Preliminar do Curso (CPC): –
- Enade: –
- Índice Geral de Cursos (IGC): –
- Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
- Turno: Vespertino/Noturno
- Modalidade: Presencial
- Número Total de Vagas: 60 vagas anuais
- 1.º Semestre: 30 vagas
- 2.º Semestre: 30 vagas
Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização: 2.000 horas
- Estágio: não obrigatório
- Disciplinas Optativas: –
- Disciplinas Eletivas: 120 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
- Atividades Complementares: –
- Período Mínimo de Integralização: 6 semestres
Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular – Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar – Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes – Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
Coordenação
- Coordenador:
- Vice-coordenador:
Mais informações
Sobre
O Colegiado de Curso é um órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico, responsável por atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele é constituído para cada um dos cursos superiores do IFSertãoPE. A composição do Colegiado inclui o coordenador do curso e o seu suplente, o vice-coordenador, no mínimo três professores efetivos e seus respectivos suplentes, além de um discente e seu suplente, regularmente matriculados no curso, eleitos por seus pares.
- Composição
- Calendário de reuniões
Atos regulatórios e normativas
Projeto pedagógico e matriz curricular
Sobre
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo de coordenação didática integrante da Administração Superior, responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sua finalidade é elaborar, implantar, implementar, atualizar e complementar a política de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de acompanhar sua execução, respeitando a competência dos Conselhos Superiores. O NDE possui caráter deliberativo e normativo.
- Composição
- Calendário de reuniões
- Regimento
- Consulte aqui o quadro docente do curso.