Música
Perfil
O ser humano interage com as pessoas e o ambiente valendo-se da fala, da escrita, da linguagem corporal, plástica e musical. Os estímulos sonoros do ambiente que nos cerca são intensos e desde os primeiros anos de vida reagimos em forma de balbucios, gritos e movimentos corporais; é o modo de manifestação natural ante os sons. A capacidade de ouvir, captar e identificar as vozes das pessoas leva o ser humano a penetrar progressivamente no mundo dos sons. Quanto mais adequados forem os estímulos sonoros, melhor a percepção o mundo que nos rodeia.
No estado de Pernambuco, especialmente, reside a herança de ícones como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Capiba, Maestro Duda, Geraldo Azevedo entre outros, que provam a fertilidade musical do povo pernambucano. A região que abrange o ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, micro regiões do sertão baiano, pernambucano e piauiense com aproximadamente um milhão de habitantes, mostra através dos grupos musicais, como bandas marciais, fanfarras e orquestras o interesse pelo ensino-aprendizagem da música, evidenciando a necessidade de ter um centro de referência em educação musical.
Atualmente, estamos diante de um esforço nacional pela qualidade na Formação de Professores para a educação nacional. O IFSertãoPE, através de seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI prevê o crescimento e investimento na criação de cursos de licenciaturas com condições necessárias de atender em sua área de atuação a esse esforço nacional de formação de professores.
Dessa forma, torna-se indispensável uma nova estrutura de políticas em educação que possam modificar esta realidade. O curso de Licenciatura em Música, surge nesse contexto como parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSertãoPE, e também do Programa Nacional de Formação de Professores, que tem como meta qualificar profissionais docentes para integrar o conhecimento de Música, possibilitando assim, o cumprimento da Lei.
Conheça a *Orquestra Opus 68.
Informações gerais
Conceito do Curso (CC): 4 (2017)
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 3 (2021)
Enade: 2 (2021)
Índice Geral de Cursos (IGC): –
Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
Turno: Noturno/Vespertino
Modalidade: Presencial
Número Total de Vagas: 60 vagas (entrada única)
1.º Semestre: 30 vagas
2.º Semestre: 30 vagas
Organização curricular
Carga Horária Mínima de Integralização: 3.270 horas
Estágio: 400 horas
Disciplinas Optativas: –
Disciplinas Eletivas: –
Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
Atividades Complementares: 200 horas
Período Mínimo de Integralização: 9 semestres
Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
Processo regular – Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Processo complementar – Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Processo de vagas remanescentes – Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
Coordenação
Coordenador(a):
Vice-coordenador(a): –
Mais informações
Quadro docente
Sobre
O Colegiado de Curso de Música é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituído por membros titulares e suplentes, tendo suas atribuições e competências definidas por regulamentação específica. É constituído pelo coordenador do curso e seu suplente, o vice-coordenador, por no mínimo três professores efetivos e respectivos suplentes e por um discente e seu suplente. Os representantes do Colegiado são eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução e reúnem-se a cada quinze dias para decidirem de forma coletiva, participativa e democrática sobre as demandas apresentadas, visando garantir a qualidade didático-pedagógica do curso.
Sobre
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.
Atos regulatórios e normativas
Ato autorizativo
Reconhecimento do curso
Renovação de reconhecimento (2018)
Renovação de reconhecimento (2023)
Projeto pedagógico e matriz curricular
Estágio e atividades complementares