Início do conteúdo

Encontro Pedagógico reúne servidores para refletir sobre práticas inclusivas


O Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu, nesta segunda-feira (8), o Encontro Pedagógico 2025.2, com o tema “Diálogos e Conexões”. Realizado no Auditório Central, o evento reuniu docentes e técnicos administrativos em uma programação voltada à reflexão sobre inclusão, ao diálogo e à integração.

A mesa de abertura contou com a participação do diretor-geral do Campus Petrolina, Clésio Jonas, do diretor de Ensino, Marcos Andrade, da Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Kamilla Barreto e do pró-reitor de Ensino do IFSertãoPE, Eudis Teixeira.

O destaque da manhã foi a palestra “Perspectivas no ensino e adaptação na prática: o que explica o currículo inclusivo?”, ministrada por Cíntia Dantas Matos Freitas, do Instituto NEUROpsique. Em sua fala, a convidada ressaltou a importância de abrir espaço para a reflexão sobre inclusão. “Tirar um tempo para refletir sobre algo que muitos professores ainda não vivenciaram é maravilhoso e positivo. A partir do momento em que se escuta e se compreende, isso passa a ser recorrente na prática profissional. O novo pode assustar, mas precisamos entender que todos os dias são diferentes e exigem adaptação constante”, afirmou.

A palestrante também apontou caminhos para iniciar a construção de um currículo inclusivo, destacando a necessidade de compreender o perfil do estudante, planejar avaliações diferenciadas e trabalhar em equipe.

Para a professora Albertina  Marília, participante do encontro, a reflexão trouxe novos olhares sobre o processo de avaliação. “A apresentação foi maravilhosa. Trouxe outras formas de olhar para o aluno que chega com limitações de aprendizagem e de avaliar de maneira mais assertiva e empática. Foi muito proveitoso”, avaliou.

No período da tarde, houve a apresentação da equipe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (DPPGE), que destacou como os servidores podem desenvolver pesquisa, extensão e inovação tecnológica no IFSertãoPE. Também foi apresentada a Incubadora do Semiárido (ISA), que apoia iniciativas empreendedoras da comunidade acadêmica e da região.

Em seguida, os servidores participaram do Momento Colaborativo – Vozes do Campus, no qual o diretor de Ensino, Marcos Andrade, apresentou as demandas previamente registradas pelos servidores, organizadas em blocos temáticos, e se comprometeu a incorporá-las ao planejamento de novas ações.

O encerramento da programação celebrou os aniversariantes do quadrimestre (maio a agosto) e contou com a apresentação da banda do Exército, proporcionando um momento de confraternização e fortalecendo o espírito de integração entre os participantes.

Fim do conteúdo