Extensão
Fomentando a inclusão, curso de extensão oferece aulas de computação a deficientes visuais
Com objetivo de capacitar deficientes visuais para utilizar computadores e acessar à internet, o projeto de extensão “Tecnologia Inclusiva: Projeto de Inclusão Digital para Pessoas com Deficiência Visual”, do campus Petrolina do IFSertãoPE, vem desenvolvendo formações e impactando a comunidade.
Em sua metodologia inclusiva, o curso conta com leitores de tela e softwares voltados para pessoas com deficiência visual. O curso teve início em outubro de 2023, de forma voluntária, e, em julho de 2024, passou a ser um projeto de extensão com auxílio de bolsa financeiro para equipe.
Inteiramente gratuito, o curso é dividido em dois módulos, com duração de dois meses cada. Esse prazo pode ser estendido, dependendo da aprendizagem do aluno. Atualmente, as aulas são ministradas no Centro Social Urbano (CSU), em Petrolina.
Vinculado ao curso de Licenciatura em Computação, a capacitação conta com a coordenação do professor Laécio Araújo Costa, colaboração da professora Jussara Moreira e participação do estudante do curso e bolsista Ian Calebe Amorim, além de outros voluntários.
“Ao possibilitar a autonomia do aluno no meio digital digital e sua inserção no mercado de trabalho, já conseguimos perceber o entusiasmo dos estudantes e impacto positivo em suas vidas. Por ser uma atividade extra, também contribui com a socialização e participação nos eventos promovidos pelo Centro Social Urbano (CSU)”, explicou Ian Calebe.
Recentemente, Ian Caleb apresentou o projeto no XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), que aconteceu entre os dias 27 e 29 e agosto, na cidade de Belém (PA).
Maiores informações nos seguintes contatos: (87) 988612635 ou iancalebe19@gmail.com