Sem categoria
Marcado pelo intercâmbio de conhecimentos e vivências, 9º Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco é realizado pelo campus Petrolina
Entre os dias 11 e 13 de setembro, o campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu o 9º Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco. O evento foi marcado por temas emergentes e pela troca de experiências entre pesquisadores, educadores e estudantes.
O evento teve início com a conferência intitulada “Educação musical afrodiaspórica: perspectivas e possibilidades a partir do samba da Bahia”, conduzida por Luan Sodré, que instigou os participantes a pensarem a educação musical pela perspectiva afrodiaspórica.
Em debates sobre a educação musical e sua conexão com questões contemporâneas, como relações étnico-raciais, gênero, inclusão e práticas interdisciplinares na docência, os pesquisadores Luan Sodré (UFBA), Viviane Louro (UFPE), Edson Kayapó (IFBA), Wenderson Oliveira (UFRR) e Djenane Vieira (IFBA) se revezaram em suas apresentações.
Um dos destaques da sexta-feira (12) foi a roda de converso de egressos, que reuniu os ex-discentes, Paula Juliana, Márcio Domarco e Dirceu Rodrigo. Eles partilharam suas trajetórias acadêmicas e experiências profissionais e esclareceram dúvidas e questionamentos dos participantes. Diversas oficinas também marcaram esse dia.
O sábado (13) – último dia do evento – foi dedicado a duas lives, que abordaram as temáticas “Educação Musical e questão de gênero” e “Contribuições da Neurociência à Educação Musical Inclusiva”.O evento foi encerrado com a mesa-redonda Educação, música e ensino da história indígena, que teve mediação de Edson Kayapó (IFBA), Karina Melo (UPE) e Edivânia Granja (IFSertãoPE).
“Trata-se de um momento muito aguardado por nós, estudantes, onde podemos obter aprendizados e compartilhar vivências. Destaco a palestra Educação Musical Antirracista na Prática, da Djenane, que agregará sem dúvidas na nossa atuação de professores com conhecimento ampliado sobre essa situação que, infelizmente, está presente em nossa sociedade”, explicou Marilena Rego, estudante do 2º semestre de Licenciatura em Música.
Dalila Mércia, egressa do curso de Licenciatura em Música, retornou à instituição para participar do evento e compartilhou o entusiasmo com a capacitação e satisfação em rever professores e colegas. “É muito bom participar dos eventos proporcionados pela instituição e coordenação do curso, pois possibilita a atualização e constante reciclagem para uma prática profissional cada vez melhor. Além disso, no meu caso, volto pra instituição que tenho boas memórias e me abriu portas”, compartilhou.