Sem categoria
NEABI promove mesa-redonda sobre racismo ambiental e mudanças climáticas no Semiárido
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Petrolina do IFSertãoPE realizará a mesa-redonda “Para pensar o recomeço de tudo: um debate sobre racismo ambiental a partir dos curtas Desterro e Veredas na Entre Boca do Céu”. O evento, gratuito e aberto a estudantes, servidoras e servidores de escolas públicas, acontecerá no dia 18 de novembro, às 13h30, no auditório do Campus Petrolina. A iniciativa promoverá uma reflexão sobre o impacto das mudanças climáticas em comunidades tradicionais e periferias do Semiárido brasileiro.
A mesa-redonda contará com a presença da educadora e historiadora Makota Kididi Ioná Pereira-Yalomifã, do ambientalista, escritor e cineasta Victor Flores, e do professor de Sociologia do campus Petrolina, ator e diretor do curta Desterro, Juliano Varela, que também será o mediador da atividade.
De acordo com o professor Juliano, o encontro buscará “refletir sobre quão urgente é pensar em como vamos enfrentar todas as consequências dos extremos climáticos e, sobretudo, como podemos colaborar com ações práticas para a construção de um ‘recomeço de tudo’, num contexto de desenvolvimento do capitalismo que preda incessantemente recursos naturais, negligencia os mais prejudicados e privilegia uma elite já beneficiada pelo crescimento econômico”.
O curta Desterro é uma metáfora sobre a desertificação da caatinga e sobre a luta ancestral de povos sertanejos tradicionais em busca de terra e de vida digna. Já em Veredas na Entre Boca do Céu, o diretor e ator Antônio Pablo apresenta uma crítica à mineração a partir da luta por justiça que marca a história do povo preto no Brasil.
A iniciativa conta com a parceria da GRE do Sertão do Médio São Francisco / Secretaria de Educação de Pernambuco, por intermédio da professora Thamires Gonçalves.
