Sem categoria
Projeto de Extensão do campus Petrolina entrega dispositivos de informática restaurados a ONGs da cidade
Diminuir a quantidade de lixo eletrônico no planeta e promover a inclusão social e digital. Essas ações foram concretizadas pelo projeto de extensão “Arrecadação, Coleta, Acondicionamento e Triagem de Lixo Eletrônico nos Estabelecimentos Públicos e Privados de Petrolina-PE”, que, na última quinta-feira (02), doou computadores, notebook e impressoras para Organizações Não Governamentais (ONGs) Movimento (em parceria com a ONG Crescer) e o PETRAPE, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e riscos sociais.
Os equipamentos doados foram restaurados a partir de peças reutilizadas de dispositivos que seriam descartados. Após a montagem, os computadores passaram por diversos testes que asseguraram o perfeito funcionamento.
“Os computadores poderão contribuir para as aulas de reforço de português, matemática e geografia ofertadas às crianças dentro do projeto. A entrega dos equipamentos visa fortalecer as instituições sociais e promover a inclusão digital no município”, explicou Augusto Coimbra, professor e um dos coordenadores do projeto
Desenvolvido desde 2022, o projeto extensionista já arrecadou mais de uma tonelada de resíduos eletrônicos – entre computadores, impressoras, monitores e periféricos – além de televisores, rádios e telefones antigos. A iniciativa conta com a parceria de instituições públicas, como as prefeituras municipais de Petrolina e Salgueiro, no sertão de Pernambuco, e também privadas, como clínicas médicas, por exemplo, que doam os resíduos eletrônicos para fins de descarte regular ou outros usos por meio dessa iniciativa acadêmica.
A equipe do projeto conta com os professores orientadores Augusto Coimbra e Ednaldo Gomes da Silva, além dos bolsistas: Fabrício Rodrigues, Kauã José, Matheus Lucas do Nascimento e Gabriela da Silva.