Início do conteúdo

Projeto Itinerância Literária chega ao Campus Petrolina com oficina e espetáculo sobre o feminino ribeirinho


O Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) receberá, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o projeto Itinerância Literária, promovido pelo Sesc. A programação contará com uma oficina de escrita poética e uma intervenção literária que entrelaça literatura, música e performance.

Abrindo as atividades, na quinta-feira (31), a escritora Pok Ribeiro ministrará a Oficina de Escrita Poética, voltada para o incentivo à produção literária autoral, que iniciará às 14h, na Sala A11. Já na sexta-feira (1º), às 14h30, na Biblioteca do Campus, será apresentado o espetáculo Maria de Cá, , uma intervenção artístico-literária que propõe um mergulho nas poéticas femininas ribeirinhas.

Com direção e concepção de Pok Ribeiro, Maria de Cá combina recital, performance e apresentação musical. A intervenção traz uma seleção de cinco poemas do livro Os dedos de Maria (Pok Ribeiro), um conto de Ana Júlia Lima e quatro canções interpretadas pela cantora Débora de Uauá. A proposta é dar visibilidade às múltiplas formas de ser mulher no sertão, em seus enfrentamentos cotidianos, afetos e potências criativas.

O espetáculo parte da ideia de que existem “marias” em todos os lugares: nas margens dos rios, nas ruas, nas escolas, nas casas. Mulheres que criam, cuidam, resistem e transformam. A obra convida o público a refletir sobre essas vivências, valorizando as vozes e corpos que resistem por meio da arte e da palavra.

Ao final da apresentação, o público poderá interagir com as artistas, compartilhando impressões, memórias e reflexões provocadas pela intervenção. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Fim do conteúdo