Sem categoria
Projeto Jiu-Jitsu para Todos realiza seminário e forma novos faixas pretas

O Seminário proporcionou uma troca de conhecimentos e técnicas, com o Mestre Júlio Cesar que compartilhou sua trajetória e os valores do Jiu-Jitsu, dentro e fora dos tatames
Nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, o Campus Petrolina, por meio do Projeto de Extensão “Jiu-Jitsu para Todos”, realizou um seminário de artes marciais, proporcionando um valioso intercâmbio de conhecimentos e experiências entre alunos, convidados e a comunidade local. Coordenado pelo professor Hommel Almeida, o evento contou com a presença do Mestre Júlio Cesar, renomado faixa preta e responsável pela formação de campeões como Rodolfo Vieira.

Ao centro, o mestre Júlio Cesar recebe agradecimentos do coordenador do projeto, Hommel Almeida (à direita), e do diretor do campus, Clésio Jonas.
O seminário, que durou cerca de três horas, foi uma oportunidade única para os participantes receberem os ensinamentos de novas posições de ataque, bem como aprenderem diretamente com o Mestre Júlio Cesar, que compartilhou sua experiência dentro e fora dos tatames e os valores que o Jiu-Jitsu transmite.
Além de promover o esporte como um meio de desenvolvimento pessoal, o evento também serviu como uma plataforma para divulgar o projeto e fortalecer os laços com a comunidade externa. A programação ainda contou com a graduação anual do projeto, um momento marcante para os participantes, onde dois novos atletas conquistaram a faixa preta.
Projeto Jiu-Jitsu para Todos

Desde 2013, mais de 400 pessoas já passaram pelo Projeto Jiu-Jitsu para Todos
Iniciado em 2013, o Jiu-Jitsu para Todos tem como objetivo transformar a vida de jovens e adultos das comunidades ao redor do Instituto Federal, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social, disciplina e respeito. Ao longo dos anos, o projeto já beneficiou mais de 400 pessoas, incluindo servidores e alunos da instituição. Atualmente, o projeto conta com cerca de 50 participantes, entre homens e mulheres, que praticam o esporte sob a coordenação do professor Hommel Almeida, com o apoio do bolsista Francisco Júnior, aluno do curso de Edificações.
As aulas e treinamentos ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras à noite, na Sala de Lutas do campus. As atividades são gratuitas, com o requisito de estar em boas condições físicas e ter mais de 13 anos. No momento, as turmas estão lotadas e não estão sendo aceitas novas inscrições