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Semana do Químico 2025 foi marcada por debates sobre o uso da IA como ferramenta de apoio no ensino, na pesquisa e na prática profissional


Com o tema “Química e suas conexões com a atualidade”, o Campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu, nos dias 11 e 12 de junho, a Semana do Químico 2025. A programação reuniu estudantes, professores e convidados em torno de uma proposta interdisciplinar: conectar a Química a temas contemporâneos, como a Inteligência Artificial (IA), e suas aplicações no contexto educacional e científico.

O evento começou com uma visita técnica à trilha ecológica inclusiva do Campus Zona Rural, proporcionando uma imersão prática em temas como biodiversidade, sustentabilidade e química ambiental. “Foi uma experiência ótima! Tivemos contato com plantas, animais da Caatinga, abelhas sem ferrão, tudo isso envolve processos químicos. Além disso, foi a primeira vez que fiz uma trilha e conheci o Campus Petrolina Zona Rural”, contou Jane Amanda, estudante do 7º período da Licenciatura em Química.

A abertura oficial foi seguida pela palestra “O Impacto da Inteligência Artificial no Mundo Contemporâneo: Diretrizes Éticas Aplicadas no Ensino-Aprendizagem”, ministrada pelo professor Dr. Alexandre Braga Gomes, que discutiu as implicações éticas do uso da IA e seu potencial para transformar o ensino de Química.

À noite, a professora Dra. Germana Karla de Lima Carvalho conduziu a oficina “A Química na Perspectiva Ambiental: Ensino, Pesquisa e Extensão”, integrando reflexões sobre práticas sustentáveis no ensino e na produção de conhecimento.

“Foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos complementares. As palestras sobre inteligência artificial foram muito boas, e a oficina me trouxe novos aprendizados sobre pesquisa, projetos, extensão e possibilidades dentro da nossa área”, destacou Maria Clara, aluna do 6º período de Química, que participou de toda a programação.

No segundo dia, a programação começou com a oficina “Aplicações Criativas da IA no Ensino de Química”, ministrada pelo professor Dr. Ednaldo Gomes da Silva. Ele apresentou ferramentas gratuitas de inteligência artificial e explicou como modelos de linguagem podem ser utilizados para dinamizar o trabalho dos professores. “Trabalhamos com soluções reais que já estão disponíveis e que ajudam os docentes a inovar em sala de aula, tornando o ensino mais criativo e eficiente”, explicou o professor.

A oficina chamou atenção dos estudantes, como Cícero, que ressaltou o aprendizado prático: “Aprendi muito sobre IA e como ela pode ser usada em sala de aula. Como diz um provérbio da Química: “se a gente não fizer parte da solução, a gente fica precipitado”. E aqui, aprendemos a usar essas ferramentas de forma mais aplicada e criativa.”

Encerrando a programação, a palestra “Conectando Saberes: como as Tecnologias Podem apoiar Ações Interdisciplinares?”, com a professora Willmara Marques Monteiro, apresentou uma abordagem prática sobre o uso de ferramentas digitais em ações pedagógicas que integram diferentes áreas do conhecimento.

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Química, Fabiano Marinho, a proposta da Semana foi estimular uma formação crítica e alinhada às transformações da área.“O tema principal foi a inteligência artificial e sua influência na Química. A IA está revolucionando a área ao acelerar descobertas, otimizar processos e prever propriedades de materiais. Nosso objetivo foi mostrar aos estudantes como utilizar essas ferramentas para compreender, de forma mais simples e criativa, os fenômenos químicos, físicos e biológicos presentes na nossa ciência fantástica: a Química.”

Com uma programação diversa e envolvente, a Semana do Químico 2025 reforçou o compromisso  da Coordenação de Química com a formação de profissionais atentos às inovações tecnológicas e comprometidos com uma educação interdisciplinar, ética e transformadora.

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