Um encontro de ciência, tecnologia e diversão marca a 21ª SNCT do Campus Petrolina

Exposições de projetos destacaram a importância da Ciência e da Tecnologia na transformação do conhecimento em inovação e soluções para o desenvolvimento social

O campus Petrolina do IFSertãoPE se destacou como um importante espaço de popularização da ciência ao realizar a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) entre os dias 16 e 18 de outubro. O evento envolveu não apenas os alunos da instituição, mas também recebeu cerca de 1.000 estudantes de escolas municipais, que tiveram a oportunidade de explorar conhecimentos científicos e tecnológicos de forma experimental e divertida. Coordenada pela professora Kamilla Baretto, a SNCT ofereceu uma programação diversificada, incluindo palestras, mostras e experimentos, em colaboração com instituições como Sesc, Sebrae, Embrapa e os projetos da Univasf, EACC, NEMA e Cemafauna. Essa parceria contribuiu para criar um ambiente que estimulou a curiosidade científica dos participantes.

Conceitos científicos foram discutidos de maneira divertida e estimulante.

As oficinas experimentais, como “Construção e Lançamento de Foguete”, “A Luz da Ciência na Química e na Física” e “Divertidamente Química”, proporcionaram experiências práticas e interativas, permitindo que os alunos se envolvessem diretamente com conceitos científicos.

Desenvolvimento de habilidades para o mundo do trabalho também foram temas abordados

Além disso, as oficinas “A Prática de Vender Sua Ideia”, “Do Currículo à Entrevista: Preparação para o Mercado de Trabalho” e “IA na Educação: Ferramentas Práticas para Professores” ofereceram aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para sua formação profissional.

Jovens e crianças de escolas municipais participaram ativamente da programação, que teve como objetivo despertar a curiosidade científica

Mariana Santos, aluna do oitavo ano da Escola Municipal Paulo Freire, expressou sua empolgação ao visitar a SNCT. “Achei incrível! Me interessei muito pelas exposições, especialmente as de plantas e sementes. Isso me deu a certeza de que quero seguir meu sonho de fazer Biologia”, afirmou. Outra participante, Ester Gomes, de 13 anos e aluna da Escola Municipal Santa Terezinha, trouxe uma exposição coordenada pela professora Beatriz Félix, intitulada “Amigos do Velho Chico”. Este projeto, que inclui uma série de podcasts, discute aspectos naturais, culturais e de conservação da região.

De forma Lúdica, o tema sustentabilidade foi trabalhado com as crianças

A conscientização sobre sustentabilidade e a valorização da flora local foram amplamente abordadas na SNCT. As oficinas, como “Sucessão Ecológica e Restauração de Biomas”, “Pintura da Flora Nativa da Caatinga”, “Identificando Vestígios de Mamíferos na Caatinga” e “Geleia de Frutas da Caatinga”, proporcionaram um espaço rico para discussão. Além disso, uma palestra intitulada “Um Convite a um Novo Olhar sobre as Causas Ambientais” contribuiu para aprofundar esses temas.

A professora Wilmara Marques, da Escola Municipal Paulo Freire, elogiou o evento pela organização. “Estou desenvolvendo um projeto sobre a Caatinga, e essa foi uma ótima oportunidade para reforçar os conhecimentos. Está tudo muito organizado e os alunos estão se divertindo muito. Tivemos um momento com o Cemafauna, que também foi bastante proveitoso”, disse.

Os participantes mergulharam em um espaço de colaboração criativa e inovação durante a Maratona de Ideação

Ainda como parte da programação da SNCT, o campus também sediou a Maratona de Ideação, em colaboração com o Sebrae, cujo tema foi “Bioma do Brasil, Saberes e Tecnologias Sociais”. Os participantes foram imersos em um espaço de colaboração criativa, visando desenvolver ideias inovadoras para a preservação e valorização da região. Quatro equipes formadas por estudantes do campus competiram: Agrocycle, Agrinova, Mandacarue e Moltech, sendo a última a vencedora do desafio com o produto HydraGuard.

Programação foi finalizada com uma palestra extremamente importante sobre a dependência digital

Após três dias de divulgação, socialização e inclusão de conhecimentos científicos, o evento foi encerrado com a palestra “Dependência Digital”, ministrada pelo professor Ricardo Bitencourt, que abordou de forma interativa os desafios e impactos da dependência digital, discutindo como o uso excessivo de dispositivos e redes sociais pode afetar a saúde mental, a produtividade e as relações sociais.

Todas as oficinas e workshops que aconteceram na 21ª SNCT do campus Petrolina podem ser conferidos aqui.

Por Dionísia Santos