Projeto desenvolvido por estudante para sarau no IFSertãoPE é aprovado na Lei Paulo Gustavo

A extensão rural como meio para ajudar agricultores familiares a produzirem mais e melhor. Essa foi a história contada pelos estudantes do 4º ano do curso em Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Santa Maria da Boa Vista, com o espetáculo “Comunidade Xique Xique, a peça”. O estudante Wermerson Brito foi o responsável pelo roteiro e direção da montagem elaborada para o Sarau Literário, um projeto desenvolvido no campus, e que vai virar filme.

Agora, Brito começa a rodar as primeiras cenas do curta-metragem inspirado no roteiro elaborado para a apresentação do sarau. O projeto, intitulado “Comunidade Xique-Xique”, foi aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo, do município de Orocó-PE, cidade natal do estudante. A proposta é a produção de um curta de ficção, que utilize o humor para tratar de um assunto sério: o direito de pequenos agricultores à terra e à assistência técnica.

Para Brito, que terminou o curso Técnico em Agropecuária em 2023, o IFSertãoPE proporcionou a descoberta de outros talentos, além da aptidão para a profissão técnica. “O IFSertãoPE vai muito além dos cursos ofertados. Todos temos arte dentro de nós. Todos! A forma como vamos expressar essa arte, a gente descobre com o tempo, quando permitimos deixar sair”, refletiu Brito.

Wemerson Brito descobriu a aptidão para as artes através de projetos do IFSertãoPE

O grupo de artes ExpressArt e o Laboratório de Linguagens (Labin) foram, segundo Brito, o espaço que ele encontrou para deixar fluir a veia artística. Para o agora diretor de cinema, o Sarau Literário é a oportunidade de mostrar para todos no campus esse potencial artístico que cada estudante tem. A noite de realização do sarau é o ápice de todo o processo de construção artística e didática e envolve também a comunidade externa, já que pais, familiares e amigos prestigiam as apresentações.

O Sarau Literário é fruto das aulas de Literatura e tem como objetivo principal desenvolver o letramento literário nos estudantes do Ensino Médio. O evento é coordenado pela professora Talita Massena, que recorda a apresentação do espetáculo dirigido por Wermerson Brito. “Teve repercussão que ultrapassou os limites do tempo e espaço. Os espectadores ora se viam refletidos nos personagens, ora reconheciam algum conhecido. A situação posta no enredo – o valor do conhecimento técnico-profissional para o desenvolvimento de uma comunidade e das vidas envolvidas – tocava cada pessoa ali presente, com arte e seriedade na medida certa”, lembrou Massena.

A equipe do curta Comunidade Xique-Xique já está em campo realizando as primeiras gravações

Com a aprovação do projeto no edital da Lei Paulo Gustavo, a expectativa é de que essa catarse que os espectadores vivenciaram no Sarau Literário se amplie e chegue a mais pessoas. Para a professora, o sentimento de orgulho é ainda maior: “Como professora dele sinto muito orgulho e alegria, pois sou conhecedora da dedicação, do talento e do esforço desse garoto. Também me sinto gratificada por ver os frutos do meu trabalho, que por vezes é tão combatido e incompreendido por pessoas que não valorizam o poder da arte e da literatura”, refletiu Massena.

As gravações do curta “Comunidade Xique-Xique” já começaram. As primeiras cenas estão sendo rodadas na cidade de Orocó e vão ajudar a criar a ambientação para a história. A previsão é de que o filme seja finalizado e lançado em fevereiro. Para Brito, o desejo é de que iniciativas como o Sarau Literário estejam presentes em outros espaços e ajudem a descobrir novos talentos artísticos. “Espero que outros campi também tenham pessoas/projetos parecidos e que onde não tiver que possa chegar para ajudar alunos que, um dia, pensou em desistir”, finalizou.

Texto: Jadir Souza / Ascom