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Coordenação do PIBID/CAPES do IFSertãoPE realiza visita e alinhamento para a Jornada de Iniciação à Docência em Santa Maria da Boa Vista


O Coordenador Institucional do PIBID no IFSertãoPE, professor Bruno Costa, visitou, na última quarta-feira (12), o campus Santa Maria da Boa Vista. Na ocasião, foi realizada uma reunião com a coordenadora de área do Subprojeto de Matemática, professora Amanda Albuquerque, além de supervisores e estudantes bolsistas do programa.

O encontro teve como foco o alinhamento e planejamento final apresentação dos trabalhos na 20ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE) e a 14ª Jornada de Iniciação à Docência (JID). O Coordenador Institucional reforçou a importância da participação dos estudantes nos próximos eventos, que contarão com a apresentação de mais de 80 trabalhos, além da tradicional Mostra Didática – uma exposição de produtos e projetos desenvolvidos pelos pibidianos.

Durante a conversa, foi destacada a relevância do PIBID na formação de futuros professores de matemática na região, incluindo Santa Maria da Boa Vista e municípios vizinhos. Também foi discutido o processo de verticalização do ensino, uma vez que alguns estudantes do programa são egressos de cursos técnicos, evidenciando o papel dos Institutos Federais em diferentes níveis de formação.

A equipe reforçou ainda o compromisso de promover uma formação de qualidade, alinhada às expectativas do programa e às necessidades da comunidade escolar local. O encontro fortalece o protagonismo do PIBID na formação de professores e na valorização da pesquisa e da extensão no campus Santa Maria da Boa Vista.

O PIBID CAPES (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa do governo brasileiro, financiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem como objetivo promover a formação de futuros professores, integrando a formação acadêmica com a prática na escola básica. O programa oferece bolsas de iniciação à docência para estudantes de cursos de Licenciatura, incentivando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para atuar na educação básica, além de fortalecer a relação entre as instituições de ensino superior e escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no país.

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