Parceria entre o Campus Santa Maria da Boa Vista e o projeto AgroIFNordeste tem promovido desenvolvimento na agricultura familiar e na educação profissional do município de Santa Maria da Boa Vista

Uma parceria entre o Campus Santa Maria da Boa Vista e o AgroIFNordeste tem gerado avanços na agricultura familiar e na educação profissional do município de Santa Maria da Boa Vista. Confira abaixo texto sobre a parceria enviado pela Direção Geral da unidade:

“O AgroIFNordeste, iniciativa do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), destaca-se por fortalecer a agricultura familiar através de tecnologias, assistência técnica, gestão e estratégias de comercialização. Com ênfase em residência profissional agrícola, energias renováveis, economia de água na produção agropecuária e gestão/comercialização na agricultura familiar, o projeto visa um desenvolvimento sustentável e eficaz.

O IFSertãoPE Campus Santa Maria da Boa Vista é um dos beneficiados pelo programa, especialmente por meio da Residência Profissional Agrícola no PROJETO AGROIFNORDESTE. A instituição recebeu o material didático para a escola-fazenda, focado na produção de HORTALIÇAS, planejado para uma área de 0,52 hectares, divididos em dois espaços: um quadrado de 40 metros por 40 metros para canteiros de folhosas e outro de 60 metros por 60 metros destinado ao cultivo de hortaliças de frutos.

Esse kit HORTALIÇAS é composto por 51 itens fundamentais, incluindo materiais hidráulicos como caixas d’água de 20.000 litros em fibra de vidro e polietileno, além de ferramentas agrícolas como carrinho de mão, rastelo, pulverizador costal manual e tubos PVC azul soldável para irrigação. Cada item desempenha um papel crucial no apoio às atividades práticas e educacionais relacionadas às ciências agrárias na escola-fazenda.

Essas ações colaborativas promovem não apenas a agricultura familiar, mas também enriquecem o ensino, pesquisa, extensão e inovação no campo das ciências agrárias. O estímulo à prática aliado ao acesso a tecnologias e ferramentas apropriadas fortalece não só a produção local, mas também capacita a nova geração de profissionais do curso técnico em Agropecuária.

Ao investir em iniciativas como o AgroIFNordeste e ao fornecer recursos práticos, o IFSertãoPE Campus Santa Maria da Boa Vista impulsiona o crescimento sustentável, inovação e resiliência na agricultura familiar e na educação profissional, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional em Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Lagoa Grande”.

Fotos das chegadas dos materiais

Texto: Felipe Piauilino / Ascom