Campus Santa Maria da Boa Vista passa a ofertar almoço para alunos

Na última quarta-feira (07/02), o campus Santa Maria da Boa Vista iniciou a oferta de almoço para os estudantes com contraturno de aulas. Antes, apenas os lanches eram disponibilizados. Inicialmente, será ofertado o almoço às quartas-feiras para os estudantes que estiverem em turno integral, com perspectiva de estender para os demais dias de contraturno no mês de março.

O dia pode ser considerado um marco importante para o campus, pois caminhou para a efetivação do direito à alimentação escolar, alinhada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê a oferta de refeições durante o período que o aluno se encontra na escola, como uma estratégia de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Isso contribui para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial e aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de possibilitar a permanência e êxito do estudante.

Essas conquistas só são possíveis com o empenho dos atores da alimentação escolar, que incluem a profissional nutricionista, as funcionárias da cozinha, a Direção de Ensino, Direção geral e a Coordenação de Assistência Estudantil, que vinham há algum tempo estudando as possibilidades, planejando e buscando vencer os desafios para a implementação do almoço. “Muitas foram as barreiras, mas conseguimos contorná-las e alcançar o objetivo maior. Alguns ajustes ainda são necessários, porém o primeiro passo foi dado, no sentido de aprimorar a cada dia a oferta do serviço de alimentação para os nossos estudantes”, avalia a nutricionista do campus, Natalia Cabral.

Texto: Larissa Lins / Ascom