Estudantes participam de dinâmica para trabalhar a gestão das emoções

O Núcleo Pedagógico (Nupe) do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE promoveu, nesta terça-feira (23), uma roda de conversa para debater com os estudantes a gestão das emoções no contexto acadêmico.

O momento foi conduzido pelo psicólogo Péricles Nóbrega, que trabalhou a temática a partir de uma dinâmica para discutir quatro emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva, dentro da realidade acadêmica.

De acordo com Péricles, o objetivo da ação é sensibilizar os estudantes para que eles possam começar a identificar suas próprias emoções e, a partir dessa identificação, conseguir geri-las, utilizá-las da melhor maneira possível. “Surgiram várias situações acadêmicas, que foi o contexto utilizado por estar próximo da realidade de todos os presentes. Considero muito proveitoso, os estudantes participaram bastante do momento e conseguiram começar a identificar suas próprias emoções”, afirmou o psicólogo.

O estudante Cleiton Santos cursa o quarto semestre de Viticultura e Enologia e participou da roda de conversa. Para ele, o momento foi muito positivo. “Podemos aprender a controlar nossas emoções e desenvolver a autoconfiança. Para mim, foi importante explorar os sentimentos no ambiente acadêmico e aprender a conviver com as particularidades dos outros”, disse.

No próximo dia 30 de julho será realizada mais uma roda de conversa sobre gestão de emoções, para oportunizar a participação de mais alunos. O evento acontecerá no auditório, a partir das 15h. Todos os estudantes interessados podem participar. Não é necessário inscrição.