Crianças participam do “IF de porteiras abertas Kids”

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE recebeu, nesta terça-feira (30), visitantes bastante animados e muito curiosos para participar de uma programação especial. O primeiro dia do “IF de porteiras abertas Kids” reuniu cerca de 20 crianças, filhos e filhas de servidores da instituição, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos.

A iniciativa, que tem como tema “Acolhimento e Inclusão: Vivenciando Tecnologia e Sustentabilidade no IFSertãoPE – Campus Petrolina Zona Rural”, partiu do Centro Tecnológico Comunitário InoviSertão, com o apoio da Trilha Ecológica Inclusiva, Núcleo de Extensão em Agroecologia (NEA), Horto Medicinal Orgânico, ReciclaIF, IF Educa 4.0, IDEIAR, setor de Piscicultura, Coordenações de Extensão e Pesquisa.

A programação teve início na Trilha Ecológica Inclusiva, onde as crianças puderam aprender sobre plantas nativas da caatinga, como o mandacaru, pereiro, pinhão-bravo e faveleira. As explicações ficaram por conta do estudante de Agronomia e bolsista do projeto, Adriano Carvalho. Para ele, “É nessa fase que as crianças começam a ter discernimento do que é importante para elas. Aqui, além do conhecimento sobre a preservação do meio ambiente, eles estão aprendendo sobre o convívio, respeito. A gente também aprende muito com eles”, disse.

Em seguida, as crianças conheceram as abelhas sem ferrão do Meliponário do NEA e puderam experimentar os méis de mandaçaia e moça branca, apresentados pelo professor Silver Jonas. Um momento de descobertas e encantamento para os pequenos. Durante a tarde, a visita foi ao setor de Caprinocultura, onde tiveram contato com os animais de perto, podendo até amamentar um filhote. A oficina de criatividade, reciclagem e desenho encerrou as atividades do dia.

A servidora Eliatânia Costa levou seus dois filhos para participar da ação. “É um momento que a gente traz nossas crianças para conhecer nossa segunda casa, porque passamos boa parte do tempo aqui. Também um momento de muito acolhimento, tanto que eles se sentiram à vontade, livres, interagindo. Acredito que este é o primeiro de muitos desses encontros”, declarou.

“Acho que esse evento tocou os servidores. O maior impacto nem está sendo para nossos filhos, claro que há o aprendizado, a vivência diferente, poucos deles têm contato com a natureza. Mas os servidores se sentiram acolhidos, o que me fez perceber a importância de uma atividade como essa. Além disso, a questão de proporcionar que as crianças saibam onde os pais trabalham e das riquezas do campus Petrolina Zona Rural”, afirmou a coordenadora do InoviSertão, Fabiana Dantas.

A programação do “IF de porteiras abertas Kids” segue nesta quarta-feira (31), com análise sensorial no Horto Medicinal, produção de mudas, visita ao setor de piscicultura e oficina Pequenos Empreendedores. De acordo com Fabiana, a ideia é que a iniciativa continue acontecendo em períodos de férias escolares, com a intenção de abrir inclusive para o público externo.