Início do conteúdo

Estudantes participam de 53º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola


Estudantes do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE participaram, entre os dias 6 e 8 de agosto, do 53º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), realizado em Natal (RN).

O evento tem como programação negócios e debates com um público diversificado, entre profissionais, técnicos, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e empresários do setor e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da Engenharia nas atividades rurais, constituindo-se em um fórum multidisciplinar onde se desenvolvem sessões técnicas com trabalhos de contribuição dos associados, trabalhos de convidados, conferências e palestras de especialistas, mesas-redondas sobre temas atuais.

Wendell Nascimento, Amós Cardoso, Vanderlan Souza e José Reginaldo Júnior apresentaram trabalhos sobre classificações climáticas e balanço hídrico, mostrando alterações e variações dos mesmos conforme o passar das décadas de algumas regiões. “Estivemos próximos do que a produção e pesquisa brasileira agrícola está desenvolvendo de mais atual, conhecendo e aprendendo com professores e CEO’s especialistas em diversas áreas do agro, palestras inclusive internacionais. Foi um evento ímpar, muito bem desenvolvido, com um peso acadêmico de altíssimo nível”, declarou Wendell.

Para José Reginaldo, a experiência foi bastante enriquecedora, tanto profissional quanto pessoalmente. “Participar da 53º edição do Conbea foi espetacular. Os trabalhos apresentados foram bem aceitos e renderam discussões importantes em relação à temática meteorológica e sua relevância para realização de obras hidrológicas, como projetos de drenagem”, declarou.

Ainda segundo Wendell, os estudantes participaram de reunião da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, onde sugeriram a realização de um evento do Conbea no município. “Gostaria de destacar meus sinceros agradecimentos ao nosso orientador dos trabalhos, professor José Sebastião Costa, por nos instigar e orientar nessa trajetória, e também a Vitor Lorenzo, representando todo o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, pois a ajuda financeira foi de extrema importância para que pudéssemos estar presentes e confortáveis durante nossa estadia em Natal”, concluiu.

Fim do conteúdo