Cooperação Técnica entre Escola do Vinho e Vinícola contribui para consolidação de nova região vitivinícola em Pernambuco

Através de um acordo de Cooperação Técnica com a Vinícola Vale das Colinas, localizada em Garanhuns-PE, a Escola do Vinho do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou a vinificação da safra 2021 da referida vinícola, colaborando com a consolidação do Agreste pernambucano como nova região vitivinícola.

Os vinhos resultantes atenderam às exigências da legislação brasileira para vinhos finos secos e se destacaram em análises sensoriais conduzidas pela equipe da Escola do Vinho.

A produção dos vinhos na região Agreste de Pernambuco foi impulsionada por uma pesquisa realizada pela Embrapa Semiárido (PE), em parceria com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que envolveu o cultivo e avaliação de dez variedades de uvas europeias em cinco ciclos de produção, com objetivo de compreender o comportamento agronômico, a adaptação das variedades, a qualidade das uvas, o potencial enológico e a viabilidade do processamento de vinhos em regiões não tradicionais.

O acordo de Cooperação Técnica contribui não apenas com cenário vitivinícola regional, mas também é de grande importância para estudantes de Viticultura e Enologia do campus Petrolina Zona Rural e para o fortalecimento do curso, único ofertado em uma instituição do Norte-Nordeste.

“Os acordos de cooperação técnica são atrelados à contratação de alunos bolsistas do curso de Viticultura Enologia, que desempenham as atividades diárias da vinificação, desde o recebimento da uva até o engarrafamento. Essa experiência é muito enriquecedora, visto que no dia a dia da Escola do Vinho, com as atividades de ensino e pesquisa, os alunos não trabalham com um volume de uva tão grande. Então, os acordos têm proporcionado aos alunos vivenciarem o cotidiano de uma vinícola, com a produção de vinhos em escala comercial. No caso do acordo com a Vinícola Vale das Colinas, foram contratados dois bolsistas, por um período de quase quatro meses”, afirmou a enóloga e coordenadora da Escola do Vinho, Renata Barros.

Ainda como resultado da parceria, foi divulgada a circular técnica “Cultivares de videira para elaboração de vinhos finos no Agreste Pernambucano”, com coautoria da professora Ana Paula Barros, que apresenta caracterizações do clima da região em estudo, das cultivares recomendadas para vinhos brancos e tintos, além de recomendações de manejo (clique aqui para conferir).

Com informações da Embrapa Semiárido.