Maratona de Ideação abre programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus Petrolina Zona Rural

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE deu início, nesta segunda-feira (07 de outubro), à edição 2024 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o II Hackathon , uma maratona de ideias na busca de soluções para problemas reais.

Participaram da abertura do evento o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Francisco Gama, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Adeísa Guimarães, representando o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, o professor Francisco Amorim, a professora e uma das organizadoras do evento, Fabiana Dantas, representantes da IEBT Innovation, Welme Rodrigues e Joseane Bastos e a representante do Sebrae-PE, Kátia Souza.

“A ideia da maratona de ideação é desafiar os estudantes a tratar de desafios e pensar soluções relacionadas ao tema da SNCT, que é ‘ Bioma Caatinga: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais’. A intenção é pegar uma ideia e transformar em realidade”, explicou Fabiana Dantas.

Em dois dias de evento, os estudantes, divididos em grupos, participam de oficinas e mentorias e colocam a mão na massa, com o objetivo de acessar a conteúdos técnicos e teóricos sobre temas relevantes para o desenvolvimento de projetos, de modo que se consiga alcançar a viabilidade da ideia, que poderá seguir a um dos três desafios: soluções para conservação da biodiversidade da caatinga; tecnologias para agricultura sustentável e energias renováveis e autossuficência energética.

Ao final do evento, que acontece na tarde desta terça-feira (8), os grupos apresentarão suas ideias e serão avaliados por critérios como inovação, viabilidade e apresentação. As ideias melhores avaliadas receberão premiação. O evento é uma realização do IFSertãoPE em parceria com o Sebrae-PE.